Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Meu lugar e seus encantos
Expedição Investigativa

Os alunos realizaram uma visita em uma propriedade rural, e durante esta expedição investigativa surgiu o interesse da turma pelos animais. Considerando que os animais fazem parte do dia a dia das crianças. O reino animal sempre desperta a curiosidade natural dos pequeninos, pois aflora uma consciência diversificada, não só com o ambiente, mas com a importância desses animais na natureza.

Objetivos

Desenvolver atividades lúdicas que possibilitem conhecer animais e a importância do cuidado com a natureza.

Comunidade de Aprendizagem

Ricardo Kolrausch: será feito uma visita, á sua propriedade para conhecer algumas espécies de animais
Biólogo do Parque Florestal do Turvo (entrevista)
Pais de alunos: irão auxiliar na construção da Arca de Noé

Articulação com o currículo

Língua portuguesa: leitura, leitura de imagem, contar e recontar histórias, painéis, atividades orais, escritas, poesias, fantoches de vara, expressão oral, figuras, imagens, relatos, músicas, cartaz. Matemática: geometria, cores, números, seriação, história matemáticas, dobraduras, noção de conjuntos. Artes: música, desenho, pintura, fantoches, Faz de Conta, dramatização, dobradura, figuras geométricas, músicas infantis. Ensino religioso: valores humanos, respeitar às diferenças, valorização de família. Linguagem natureza e sociedade. Solidariedade, respeito, amor, paz e família.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Siqueira Campos

Turma
Jardim, pré-escolar e 1º ano

Número de alunos
9

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Derrubadas

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DERRUBADAS

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
O aluno precisa envolver-se em atividades que despertem seu interesse pela sociedade e suas transformações, por isso deve-se apresentar oportunidades ao educando para a observação dos acontecimentos a sua volta, favorecendo seu crescimento intelectual e o envolvimento no mundo social. Portanto, a ação da escola deve ir além da mera transmissão de conteúdos, visando a formação de cidadãos críticos e participativos.
Claide Woschnack | Professor(a)