Hoje a Aula é na horta
“ "Trabalho muito interessante, quero que dure muito, eu gosto muito de ver as plantas que nascem, que crescem, vou aprender a cuidar das coisas e vou aprender dentro e fora da sala de aula, vou aprender a medir os espaços".
Clara Dresher Link 4 Ano | aluno(a)
“ "É importante porque eles aprendem a plantar, cultivar e adubar, também o quanto é importante consumí-las, e que a filha na hora de comer, lembra o que aprenderam sobre as hortaliças".
Silvete Radiske | responsável
Expedição Investigativa
A pesquisa aconteceu de forma qualitativa por meio de questionário, respondido pelos pais e alunos, com questões direcionadas a relevância da horta no contexto escolar e da comunidade. Alguns questionários serão inseridos como anexo neste projeto.
Objetivos
Articular os processos do projeto com as disciplinas e conteúdos escolares, formando a interdisciplinaridade através do projeto, fazendo o educando refletir e criar novos hábitos, valorizando o espaço em vivem.
Comunidade de Aprendizagem
A globalidade do projeto envolve os educandos da escola, bem como a professora, funcionários e famílias dos alunos, totalizando a comunidade escolar e local na participação do projeto.
Articulação com o currículo
Todos os processos da construção da horta ocorreram aliados a conteúdos das disciplinas do currículo escolar, diferenciando-se somente no nível de ensino, já que a classe é multisseriada.
- Matemática: relações de medidas, perímetro, área, números naturais.
- Português: gênero textual, interpretação e produção textual.
- Ciências: uso medicinal, luas, tipos de solo, combate as pragas e uso de produtos químicos.
- História e geografia: meses próprios para plantio, estações apropriadas, clima, temperatura, arar, irrigar, adubar e drenar.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Reuniões com pais, professores e alunos.