MEU RIO GRANDE DO SUL TCHÊ
“ Eu acho que esse projeto é muito bom porque com ele a gente aprende sobre o Rio Grande do Sul, as comidas típicas, os trajes gaúchos, seus costumes e tradições.
MANOELA SCHMITZ | aluno(a)
“ Muito bom porque as crianças aprendem desde cedo a cultivar as nossas tradições, a nossa cultura e costumes para que depois passem para outras pessoas com isso nossa tradição nunca será esquecida e passará de geração para geração.
UILIAN DE OLIVEIRA SANTOS | responsável
Expedição Investigativa
Entrevista investigativa com a população do município: O que tem de bom no Rio Grande do Sul e o que você gostaria que fosse diferente?
Objetivos
Resgatar, preservar e divulgar a formação geográfica do Rio Grande do Sul e à busca de conhecimentos culturais a cerca de nossas tradições.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos das turmas dos 5º anos A, B e C. População, famílias.
Articulação com o currículo
Gêneros textuais
Leitura, compreensão e interpretação
Interpretação de notícias
Produções textuais
Paródias de letras de músicas tradicionalistas
Vocabulário do Rio Grande do Sul
Poesia
Gráficos
Situações matemáticas envolvendo as quatro operações
Medidas de comprimento
Sólidos geométricos
Sistema monetário
Porcentagem
Comidas típicas do Rio Grande do Sul
Vacinação
Meio ambiente
Degustação da comida típica do RS
Orientação e localização do RS no mundo
Micro Regiões e municípios do RS
Relevo, lagoas, clima, vegetação, recursos naturais do RS, hidrografia, agricultura, pecuária, indústria e comércio
Formação do RS
Colonização Açoriana
População do RS – imigrantes
Locais turísticos
Cultura e folclore do RS
Organização politica e administrativa do RS
Símbolos do RS
Construção da rosa-dos-ventos
Valores
Religiões
Os atletas do Rio grande do Sul