CONHECENDO O MUNICÍPIO DE COXILHA
“ EU GOSTEI QUANDO NÓS FIZEMOS A MAQUETE DA ZONA URBANA E RURAL, QUANDO ANDAMOS NA CIDADE DE COXILHA PARA VISITAR AS RUAS E AVENIDAS E PERGUNTANDO O QUE GOSTARÍAMOS DE TER AQUI E O QUE GOSTAMOS NO NOSSO MUNICÍPIO.
ANAHUÊ DA SILVA XAVIER | aluno(a)
“ O PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA É UM PROJETO INCENTIVADOR O QUAL POSSIBILITA TRABALHAR O NOSSO MUNICÍPIO, AGUÇANDO A CURIOSIDADE DOS ALUNOS A CONHECEREM SEU MUNICÍPIO GEOGRAFICAMENTE, EM SUA SEDE COM SUAS VIAS PÚBLICAS E LOCALIZAÇÕES E O INTERIOR PELAS SUAS COMUNIDADES A SEREM VISITADAS FUTURAMENTE. SENDO INCENTIVADO PELOS ÓRGÃOS PRIVADO E PÚBLICO.
JAQUELINE DA SILVA | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa acontecerá em primeiro plano no pátio da escola para os alunos primeiramente se localizarem e obsdervarem o que vem a ter a sua volta. Num segundo momento será feita uma caminhada pelas principais ruas, comércios e instituições da cidade e será feita uma entrevista com algumas pessoas perguntando sobre: o que você gosta do município de Coxilha e o que você gostaria que fosse diferente? Para posteriormente se fazer atividades voltadas a essa pesquisa.
Objetivos
Instigar os alunos a conhecerem e reconhecerem aspectos de nosso município que muitas vezes passa por despercebido e com isso valorizar o lugar onde vivem.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do 4° ano B e respectivas famílias e professores, também algumas pessoas ligadas ao município.
Articulação com o currículo
Leituras informativas e interpretação;
Tipos de textos: história em quadrinhos, poesias e cartões relacionados ao município;
Formação de frases;
Produção textual;
Adjetivo: qualidades e defeitos.
Numeração;
Situações problemas;
Sistema monetário;
Sistema de medidas.
Localização no tempo e no espaço;
Pontos cardeais e colaterais;
Município: comunidades, limites, vizinhos e histórico;
Zona urbana e zona rural;
Agricultura e pecuária;
Divisão territorial ( país, estado e município);
Partes físicas, relevo, clima, vegetação, hidrografia e população do município;
Colonização, imigração, cultura e profissões do município.
Ciências
Trabalhando o EU dentro do município;
Higiene;
Alimentação saudável;
Estações do ano;
Meio Ambiente
A água;
O lixo;
O ar;
As plantas;
Os animais;
Valores reafirmando a importância dos valores na convivência das pessoas em sociedade.