Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

CONHECENDO O MUNICÍPIO DE COXILHA EU GOSTEI QUANDO NÓS FIZEMOS A MAQUETE DA ZONA URBANA E RURAL, QUANDO ANDAMOS NA CIDADE DE COXILHA PARA VISITAR AS RUAS E AVENIDAS E PERGUNTANDO O QUE GOSTARÍAMOS DE TER AQUI E O QUE GOSTAMOS NO NOSSO MUNICÍPIO.
ANAHUÊ DA SILVA XAVIER | aluno(a)
O PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA É UM PROJETO INCENTIVADOR O QUAL POSSIBILITA TRABALHAR O NOSSO MUNICÍPIO, AGUÇANDO A CURIOSIDADE DOS ALUNOS A CONHECEREM SEU MUNICÍPIO GEOGRAFICAMENTE, EM SUA SEDE COM SUAS VIAS PÚBLICAS E LOCALIZAÇÕES E O INTERIOR PELAS SUAS COMUNIDADES A SEREM VISITADAS FUTURAMENTE. SENDO INCENTIVADO PELOS ÓRGÃOS PRIVADO E PÚBLICO.
JAQUELINE DA SILVA | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa acontecerá em primeiro plano no pátio da escola para os alunos primeiramente se localizarem e obsdervarem o que vem a ter a sua volta. Num segundo momento será feita uma caminhada pelas principais ruas, comércios e instituições da cidade e será feita uma entrevista com algumas pessoas perguntando sobre: o que você gosta do município de Coxilha e o que você gostaria que fosse diferente? Para posteriormente se fazer atividades voltadas a essa pesquisa.

Objetivos

Instigar os alunos a conhecerem e reconhecerem aspectos de nosso município que muitas vezes passa por despercebido e com isso valorizar o lugar onde vivem.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos do 4° ano B e respectivas famílias e professores, também algumas pessoas ligadas ao município.

Articulação com o currículo

Leituras informativas e interpretação;
Tipos de textos: história em quadrinhos, poesias e cartões relacionados ao município;
Formação de frases;
Produção textual;
Adjetivo: qualidades e defeitos.
Numeração;
Situações problemas;
Sistema monetário;
Sistema de medidas.
Localização no tempo e no espaço;
Pontos cardeais e colaterais;
Município: comunidades, limites, vizinhos e histórico;
Zona urbana e zona rural;
Agricultura e pecuária;
Divisão territorial ( país, estado e município);
Partes físicas, relevo, clima, vegetação, hidrografia e população do município;
Colonização, imigração, cultura e profissões do município.
Ciências
Trabalhando o EU dentro do município;
Higiene;
Alimentação saudável;
Estações do ano;
Meio Ambiente
A água;
O lixo;
O ar;
As plantas;
Os animais;
Valores reafirmando a importância dos valores na convivência das pessoas em sociedade.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PANTALEAO THOMAZ

Turma
4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL B

Número de alunos
18

Educadores
EDIANA MAZUTTI

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Coxilha

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO DE ESTADOS RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE COXILHA

O LUGAR ONDE MORAMOS É MUITO IMPORTANTE SER TRABALHADO PORQUE FAZ PARTE DE NOSSA VIDA, DE NOSSA ROTINA E É PR ISSO QUE DEVE SER MUITO VALORIZADO PELAS PESSOAS QUE NELE RESIDEM. O PRESENTE PROJETO ESTÁ ABORDANDO ASPECTOS GEOGRÁFICOS, HISTÓRICOS E CULTURAIS DO NOSSO MUNICÍPIO. OS ALUNOS ESTÃO ENTROSADOS PESQUISANDO E PARTICIPANDO DE AULAS MAIS DINÂMICAS E ASSIM INTERAGINDO COM A ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE.