Sertão Sob um Olhar Especial
Expedição Investigativa
A Expedição ocorreu com a visita a 2ª EXPODIDIO, no dia 25 de abril, na cidade de Sertão. A Expo é uma mostra de desenhos do artista Aloísio Nodari. Foi Promovida em sua residência, contanto com mais de 400 desenhos, organizados por temas. Didio é deficiente físico com sérias limitações motoras, que buscando de uma melhor qualidade de vida começou a produzir desenhos. O objetivo foi mostrar aos estudantes que limitações físicas não são impedimento para produções artística.
Objetivos
- De forma continuada, estável e planejada executar o programa, buscando a expansão da autonomia, criatividade e desenvolvimento pessoal da pessoa com deficiência, adaptando aos conteúdos trabalhados em sala de aula as experiências próprias vividas.
- Buscar na natureza farta do ambiente social temáticas que possam enriquecer e oportunizar novas expressões artísticas.
Comunidade de Aprendizagem
Envolve todas as pessoas que fazem parte do espaço escolar, também famílias e comunidade em geral. Com grande importância está a figura do professor, pois é ele o elo de ligação entre o desenvolvimento do projeto e o estudante, sendo que a sua performance e esforço estará diretamente refletido no desempenho da realização das ações pedagógica propostas. Cabe a família incentivar e motivar o estudante em todos os aspectos, sejam eles educacionais ou de escolarização.
Articulação com o currículo
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA= Produção de textos e construção de frases e desenhos: oralidade, escrita, coordenação motora, pensamento lógico. CIÊNCIAS/ MATEMÁTICA= Conhecimento do corpo humano e cuidados para mantê-lo saudável: tamanho, formas, quantidades, numerais, vogais, consoantes, higiene pessoal, conhecimento da moeda Nacional, auto reconhecimento, cuidados com o corpo e alimentação saudável. MEIOS DE TRANSPORTES E COMUNICAÇÃO= Meios de transporte e comunicação utilizados na comunidade: cores, formas geométricas, proporção, colaboração com o colega, quantidades, sinais de trânsito, identificação de sons, comportamento. GEOGRAFIA= Expedição nos principais pontos da cidade: oralidade, localização, tamanho, formas, quantidades, noção espacial, autonomia, criatividade. ESPORTES= Jogos e Passeio: interação, poder de escolha, divisão, soma, organização, cumprimento de regras, integração, atividades físicas, coordenação motora,equilíbrio, formas.