Cultura Sustentável numa educação consciente de pai para filho e de filho para pai
“ "Minha mãe sabe muito sobre chás, ela vai gostar de participar do meu projeeto".
Raiane | aluno(a)
“ "Esse projeeto é bem importante porque valoriza o que a gente sabe e podemos aprender ainda mais".
Paulo R. Spanevello | responsável
Expedição Investigativa
Comunidade Rural com pequenas propriedades, compreendendo um território de aprendizagens culturais, experiências e saberes que passam de pais para filhos e filhos para pais. Iniciamos reunindo os pais, e ao ouvirmos a fala de um pai: "Sempre aconselho meu filho a fazer as coisas boas que meu pai ensinou, se sou "gente boa" é por causa dele." A partir da fala do pai deste aluno, nos demos conta da importância de ativarmos nossos sonhos.
Objetivos
- Ressignificar a cultura das famílias que constituem a identidade local;
- Fortaleceer os laços afetivos entre gerações;
- Respeitar, valorizar e perpetuar a tradição popular, principalmente valores.
Comunidade de Aprendizagem
Este projeto contará com a participação de todos os segmeentos da escola e a comunidade onde a escola está inserida. O planejamento é desenvolvido a várias mãos: direção, equipe pedagógica, alunos, pais, comunidade, poder público e intidades parceiras em um espírito cooperativo e coletivo.
Articulação com o currículo
- Séries Iniciais: lazer, brinquedos e brincadeiras
- 5º Ano: uso e preparo de chás, pomadas e infusões
- 6º Ano: troca de receitas, aproveitamento de frutas e verduras da época
- 7º Ano: causos, contos, repentes, cordel, quadrinhas
- 8º Ano: cultura e preservação/desperdício (cultura de ontem e de hoje)
- 9º Ano: artesanato e musicalidade
Valores que permeiam todos os eixos: relacionamento com a vizinhança, mutirões, solidariedade, lazer, roda de chimarrão e passeios.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Reunião de pais para decisões sobre o tema dos projetos. Socialização no coletivo da escola.