Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Café orgânico: do cultivo à xícara Achei muito legal o modo como o Sr. José Eduardo cultiva o café porque é diferente dos outros. É orgânico. Gostei, também porque ele ainda faz doces de café.
Ana Beatriz Miranda | aluno(a)
Quando cultivamos de forma orgânica, livre de agrotóxicos, estamos cuidando do meio ambiente, de nossa saúde e de todas as pessoas que consomem esses produtos. Por causa da eficiência e qualidade do produto, o café tem grande representatividade mundial.
Josiel Miranda | responsável
Expedição Investigativa

Foi realizada na chácara Campina Verde, no município de Ribeirão Claro, PR. A turma foi ao local acompanhados pelas professoras Jaqueline Ribeiro Santana e Eliana Camargo de Oliveira. Foram recepcionados pelo proprietário José Eduardo Correa Ferraz, onde, através de perguntas feitas pelos alunos, explicou toda a plantação de café e sua técnica de cultivo orgânico.

Objetivos

O projeto terá como objetivo incentivar o cultivo de café por agricultores familiares da região, assegurando trabalho e qualidade de vida no campo de forma sustentável.

Comunidade de Aprendizagem

Foi feita uma entrevista com o proprietário da chácara, o Sr. José Eduardo Correa Ferraz través de perguntas elaboradas pelos alunos.

Articulação com o currículo

Português: leitura e interpretação de textos, tirinhas e produção de textos.
Matemática: situações-problemas, informações em gráficos e tabelas, educação financeira e outros.
Arte: pintura em tela baseado na visita na chácara.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Forma democrática

Ficha Técnica
Escola
Escola Rural Municipal João Teodoro da Silva - EIEF

Diretor
Roberta Tonholi Pereira Lopes de Moura

Turma


Número de alunos
18

Educadores
Eliana Camargo de Oliveira

Estado
Paraná

Município
Ribeirão Claro

Cooperativa
SICREDI NORTE SUL PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RIBEIRAO CLARO

Assessoria Pedagógica
Márcia Cristina Enares de Melo
Durante a realização do projeto, observei que os educandos aprenderam sobre várias etapas do processo com facilidade devido ao conhecimento que já possuíam sobre café. Isso despertou ainda mais o interesse e a curiosidade das crianças.
Jaqueline Ribeiro Santana | Professor(a)