Classificação: Desenvolvimento
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincar, Aprender e Crescer
Expedição Investigativa

Durante o banho e escovação observou se que as crianças sentiam a necessidade de auxilio de um adulto para instruí-las nas suas higienizações. Quando as crianças estão em atividades pelo pátio da escola e se movimentando pela sala de aula e no momento das refeições pode se observar que as mesmas estão em processo de estimulações psicomotoras, cognitivas e afetivas.

Objetivos

O objetivo geral deste projeto é desenvolver nas crianças autonomia de suas habilidades motoras e cognitivas, sócio – afetivas noções espacial e temporal, através de atividades lúdicas e prazerosas por meio das interações e brincadeiras.

Comunidade de Aprendizagem

Os pais e/ou responsáveis foram convidados a participar da elaboração do labirinto das sensações feito com palite. A professora mandou bilhete solicitando a colaboração dos pais e/ou responsáveis para trazerem se possível fossem os materiais necessários para a confecção do labirinto. Foram feitas 06 (seis), antes de iniciarmos as oficinas planejamos no papel o projeto do labirinto e logo em seguida começamos a sua construção.

Articulação com o currículo

Pensando em contemplar os eixos de forma globalizada as atividades foram realizadas de maneira interdisciplinar envolvendo as áreas do conhecimento, tais como: Linguagem Oral e Escrita, Movimento, Música, Artes Visuais, Natureza e Sociedade, Matemática, Diversidade Cultural, Identidade e Autonomia.
Reforçando que a ludicidade e as brincadeiras de interação e socialização foram o foco forte e impactante deste projeto.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Por se tratar de um publico muito miúda (bebês), o processo assemblear propôs aos adultos envolvidos algumas decisões. Então em consenso com as monitoras da sala chegamos à conclusão ao tema e sequencialmente o nome do nosso projeto, por atendermos uma turma de bebês.

Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Integral Monteiro Lobato

Diretor
Maria de Fátima Miranda Matias Genz

Turma
Infantil I - B

Número de alunos
23

Educadores
Jéssica Tatiane Albrecht de Godoy, Diana Marques Tkacz, Emilly Assis da Silva, Cristina Kogler, Selma do Rosário Oliveira, Silene Rodrigues de Assis

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Familiares e alguns comerciantes

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Mediar saberes por meio deste projeto foi desafiador e encantador, pude perceber o pleno desenvolvimento das crianças no sentido de favorecer a autonomia dos pequenos no sentido físico, psicológico, cognitivo, motor e social. As crianças demonstraram suas emoções e sentimentos em cada descobertas manifestando iniciativas de autonomia tanto entre os familiares como nas vivencias da creche.
Josiane Paixão Lucas | Professor(a)

Repercussão na mídia

Ao realizar este projeto tivemos o desafio de conciliar a metodologia do Programa A União Faz a Vida nas atividades realizadas com as crianças do Infantil I, tentando contemplar as habilidades psicomotoras.
Mas todo desafio tem seu encantamento, e o meu foi perceber o pleno desenvolvimento das crianças no sentido de favorecer a autonomia dos pequenos no sentido físico, psicológico, cognitivo, motor e social.