Brincar, Aprender e Crescer
Expedição Investigativa
Durante o banho e escovação observou se que as crianças sentiam a necessidade de auxilio de um adulto para instruí-las nas suas higienizações. Quando as crianças estão em atividades pelo pátio da escola e se movimentando pela sala de aula e no momento das refeições pode se observar que as mesmas estão em processo de estimulações psicomotoras, cognitivas e afetivas.
Objetivos
O objetivo geral deste projeto é desenvolver nas crianças autonomia de suas habilidades motoras e cognitivas, sócio – afetivas noções espacial e temporal, através de atividades lúdicas e prazerosas por meio das interações e brincadeiras.
Comunidade de Aprendizagem
Os pais e/ou responsáveis foram convidados a participar da elaboração do labirinto das sensações feito com palite. A professora mandou bilhete solicitando a colaboração dos pais e/ou responsáveis para trazerem se possível fossem os materiais necessários para a confecção do labirinto. Foram feitas 06 (seis), antes de iniciarmos as oficinas planejamos no papel o projeto do labirinto e logo em seguida começamos a sua construção.
Articulação com o currículo
Pensando em contemplar os eixos de forma globalizada as atividades foram realizadas de maneira interdisciplinar envolvendo as áreas do conhecimento, tais como: Linguagem Oral e Escrita, Movimento, Música, Artes Visuais, Natureza e Sociedade, Matemática, Diversidade Cultural, Identidade e Autonomia.
Reforçando que a ludicidade e as brincadeiras de interação e socialização foram o foco forte e impactante deste projeto.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Por se tratar de um publico muito miúda (bebês), o processo assemblear propôs aos adultos envolvidos algumas decisões. Então em consenso com as monitoras da sala chegamos à conclusão ao tema e sequencialmente o nome do nosso projeto, por atendermos uma turma de bebês.