Conviver em Paz e Harmonia
“ Eu respeito o meu coleguinha. Gosto dele ai eu respeito.
Pedro Henrique | aluno(a)
Expedição Investigativa
Em sala introduzindo as regras de comportamento, os deveres e limites com eles, elaborando juntos os combinados para fixar na parede da sala, de forma lúdica através de pintura de figuras, brincadeiras, jogos em dupla ,grupos, fazendo com que as crianças se interagissem com os colegas mas sempre com a minha intervenção lhes mostrando as regras, os combinados, os comportamentos que se devia seguir naquele momento, e assim a turminha foi aos poucos se modificando.
Objetivos
Desenvolver na criança a capacidade de ter criticidade, observação e mudança de comportamento e entenderem seus direitos e deveres, cooperando com os colegas, escola, família e com a comunidade de forma solidaria.
Comunidade de Aprendizagem
Os pais tiveram uma participação no ajudar a cuidar, quando as crianças levaram a plantinha para casa para que os pais os ajudassem a cuidar, molhando na hora certa. Na apresentação da música do barquinho, onde tiveram que ensaiar em casa com os pais a música para a apresentação. E quando tiveram que levar o álbum de regras para fazerem a leitura com seus filhos em casa explicando e contando historinhas relacionadas aos comportamentos.
Articulação com o currículo
Na educação infantil cumprimos a mediação dos saberes de maneira globalizada, referendando o currículo previsto para garantir nos eixos o desenvolvimento pleno do individuo. Para tanto, os objetivos foram:
• Compreender a importância de se respeitar as regras de comportamento para uma boa convivência em sociedade.
• Desenvolver o habito de expor sua opinião através do diálogo em uma roda de conversa.
• Vivenciar valores como a solidariedade, o respeito, a cooperação uns com outros.
• Desenvolver brincadeiras que contribuam para o auto-respeito.
• Valorizar a autoestima da criança.
• Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças.
• Valorizar o sentimento da criança.
• Explicar a relevância de se criar regras e limites.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Realizei uma roda de conversa (costume antigo de nossa turma) para fazer a escolha do tema a ser explorado, como o nome do projeto quando chegou o momento desta decisão. Tudo é feito respeitando a opinião das crianças e adultos envolvidos durante as ações.