Classificação: Convivência e Respeito
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
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Projeto

Conviver em Paz e Harmonia Eu respeito o meu coleguinha. Gosto dele ai eu respeito.
Pedro Henrique | aluno(a)
Expedição Investigativa

Em sala introduzindo as regras de comportamento, os deveres e limites com eles, elaborando juntos os combinados para fixar na parede da sala, de forma lúdica através de pintura de figuras, brincadeiras, jogos em dupla ,grupos, fazendo com que as crianças se interagissem com os colegas mas sempre com a minha intervenção lhes mostrando as regras, os combinados, os comportamentos que se devia seguir naquele momento, e assim a turminha foi aos poucos se modificando.

Objetivos

Desenvolver na criança a capacidade de ter criticidade, observação e mudança de comportamento e entenderem seus direitos e deveres, cooperando com os colegas, escola, família e com a comunidade de forma solidaria.

Comunidade de Aprendizagem

Os pais tiveram uma participação no ajudar a cuidar, quando as crianças levaram a plantinha para casa para que os pais os ajudassem a cuidar, molhando na hora certa. Na apresentação da música do barquinho, onde tiveram que ensaiar em casa com os pais a música para a apresentação. E quando tiveram que levar o álbum de regras para fazerem a leitura com seus filhos em casa explicando e contando historinhas relacionadas aos comportamentos.

Articulação com o currículo

Na educação infantil cumprimos a mediação dos saberes de maneira globalizada, referendando o currículo previsto para garantir nos eixos o desenvolvimento pleno do individuo. Para tanto, os objetivos foram:
• Compreender a importância de se respeitar as regras de comportamento para uma boa convivência em sociedade.
• Desenvolver o habito de expor sua opinião através do diálogo em uma roda de conversa.
• Vivenciar valores como a solidariedade, o respeito, a cooperação uns com outros.
• Desenvolver brincadeiras que contribuam para o auto-respeito.
• Valorizar a autoestima da criança.
• Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças.
• Valorizar o sentimento da criança.
• Explicar a relevância de se criar regras e limites.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Realizei uma roda de conversa (costume antigo de nossa turma) para fazer a escolha do tema a ser explorado, como o nome do projeto quando chegou o momento desta decisão. Tudo é feito respeitando a opinião das crianças e adultos envolvidos durante as ações.

Ficha Técnica
Escola
Centro de Educação Infantil Integral Pequeno Aprendiz

Diretor
Suzye de Lima Pereira Provin

Turma
Infantil III - integral

Número de alunos
27

Educadores
Diandra Greyce Leal, Domícia Miranda de Lima e Ana Paula Oliveira Rios

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Lauriessa Cristina Manteufel Vargas

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
A partir do primeiro momento que foi trabalhado juntamente com as crianças os combinados na sala com as regras e limites foi constatado que elas modificaram o modo de agir com os colegas, respeitando mais, cooperando mais com a professora, ainda existem algumas que estão em processo de adaptação as regras, mas em relação ao começo do ano já avançaram, favorecendo a boa convivência entre todos.
Alessandra Auxiliadora de Oliveira | Professor(a)

Repercussão na mídia

A adaptação das crianças ao ambiente escolar requer atenção redobrada, assim, o desafio se tornou a chama para que a metodologia do Programa se fizesse presente e nascesse o projeto envolvendo os pequenos como também seus familiares, tendo em vista que as culturas influenciam nos comportamentos e personalidades.