Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincando se constrói o conhecimento na Educação Infantil. "As brincadeiras foram muito legais e divertidas, gostei muito."
Antonela Marcolino Graciano | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na própria escola, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e brincar com vários brinquedos antigos, como petecas, bets, bugalha entre outros. Os brinquedos foram doados pelo professor de Educação Física Antônio Marcos Roberto, que os construiu com alunos do Ensino Médio.

Objetivos

Promover o desenvolvimento motor dos alunos com brincadeiras tradicionais.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de aprendizagem foi com os pais ou responsáveis, os quais participaram de uma pesquisa sobre as brincadeiras tradicionais, as quais eles brincavam e as brincadeiras realizadas pelos seus filhos. Os alunos levaram para casa a frase "Meu pai brincava de... Eu brinco de..." E juntos pais e alunos realizaram um desenho sobre a frase. Depois na sala foi realizada uma roda de conversa sobre os desenhos.

Articulação com o currículo

Educação Física - Movimento, tendo em vista que na atualidade as crianças de modo geral brincam na maioria das vezes com aparelhos eletrônicos, este projeto serve para que os mesmos possam se movimentar mais e aprimorar suas capacidades motoras.
Linguagem oral e Escrita - Uso da linguagem oral para conversar e brincar; Roda da conversa; Pesquisa com a família.
Matemática - Exploração de diferentes procedimentos para comparação de grandezas (maior, menor, alto, baixo, etc.)


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Professora Jovira Conti Néia - EIEF

Diretor
Odete Aparecida Molini Nassif

Turma
Pré III

Número de alunos
18

Educadores
Andréia Gavioli

Estado
Paraná

Município
Ribeirão Claro

Cooperativa
SICREDI NORTE SUL PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RIBEIRAO CLARO

Assessoria Pedagógica
Márcia Cristina Henares Melo
"O trabalho foi muito significativo, pois o progresso dos alunos foi muito grande, alunos que apresentavam dificuldades motoras melhoraram muito, uma atividade que os alunos apresentavam dificuldade era o Pular Corda, com a execução do projeto, já estão conseguindo pular com mais facilidade."
Andréia Gavioli | Professor(a)