Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Festa Junina como resgate da tradição popular Fazer projeto é muito divertido. Eu gostei de tudo! Ao realizar a pesquisa sobre a Festa Junina pude entender a importância de conhecer a origem destas Festas. Aprendi sobre as comidas, músicas e tradições.
Alexandre Terema Custodio Cinta Larga. | aluno(a)
Estou muito contente com este projeto trabalhado na escola, sobre a Festa Junina, pois oportunizou o resgate das tradições e cultura dos alunos, recordando as suas origens.
Ivonete Pessoa | responsável
Expedição Investigativa

Realizamos pelo pátio da escola um trajeto investigativo, observando o que cada um mais gosta na escola, após isso nos reunimos numa roda de conversas e fizemos um levantamento do que os alunos mais apreciavam na comunidade escolar. Neste contexto apontaram as festas e com maior destaque as Festas Juninas. Ficando, portanto, este tema para ser estudado no projeto.



Objetivos

Realizar um Festival de Cultura Junina, no qual os alunos apresentem os conhecimentos adquiridos acerca da temática e suas produções nas várias áreas disciplinares que deram suporte ao estudo realizado.

Comunidade de Aprendizagem

Propomos para alguns professores fazerem um resgate histórico das Festas Tradicionais, para que através de slides e vídeos fossem apresentados aos alunos. Este momento cultural trouxe em seu contexto toda a configuração das Festas Juninas, desde a vida dos Santos Padroeiros, as alegorias, a culinária, a música, a dança e a região nordeste, como palco tradicional destes festejos. Além disso os alunos trouxeram o relato dos pais sobre estas festas e compartilharam o que aprendeu.

Articulação com o currículo

HISTÓRIA
A origem das Festas Juninas;
O Contexto Cultural das Festas Tradicionais;
A Simbologia e a riqueza de tradições que envolvem as Festas Culturais;
A Culinária apreciada nas Festas Juninas.
GEOGRAFIA
A Região Nordeste e as comemorações das Festas Juninas em alguns lugares do Brasil.
ENSINO RELIGIOSO
A História de Vida dos Santos Padroeiros dessas Festividades
ARTES
As Características Rítmicas – musicais que compõem as festividades tradicionais;
Dança de Quadrilha: configuração dos passos da Quadrilha.
LÍNGUA PORTUGUESA
Estimular a criatividade, a imaginação e o envolvimento dos alunos em torno da temática, mediante produções textuais orais ou escritas, pesquisas e atividades de leitura.


Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Reunimos as crianças com o objetivo de definirmos uma temática para o projeto. O grupo apontou como tema, as festas realizadas pela escola, em algumas Datas Comemorativas, com ênfase nas Festas Juninas. Assim, decidimos juntos estudar a origem destas Festas, visando fazer um resgate das tradições que configuram seu contexto histórico.

Ficha Técnica
Escola
E. M. Pe. José de Anchieta – Salas Redimensionadas/EE 21 de Abril

Turma
1ª Fase do 1º Ciclo“A”

Número de alunos
23

Educadores
Elani dos Anjos Lobato; Rosane Rita Morais

Estado
Mato Grosso

Município
Juína

Cooperativa
SICREDI UNIVALES MT/RO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JUINA

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação de Juina e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Izabel Zaniolo de Alencar
O projeto Festas Juninas traz em seu contexto, a oportunidade de desenvolver aprendizagens significativas, além de envolver toda a comunidade nos preparativos, com a ornamentação de ambientes, comidas típicas, músicas folclóricas, etc. No contexto escolar, o mesmo acontece e a escola tem um papel importante no resgate e valorização dessas tradições.
Carlos Emidio Barboza. | Professor(a)