BRINCANDO EM FAMÍLIA
“ ¨ Eu gosto de levar a Malinha de Brinquedos para casa, quando é de noite, sábado e domingo minha mãe e meu pai brincam comigo¨
Clara Luiza | aluno(a)
“ HÁ que bom foi brincar com a minha filha, se divertimos muito, brincamos com cada um dos brinquedos: sorrimos muito e ela gostou das historias que eu li para ela. Foi de grande importância esses dias que os brinquedos estiveram em nossa casa.
OSVALDO E MARIA JOSÉ | responsável
Expedição Investigativa
Percorreu-se os diferentes “cantinhos” da zona urbana e rural, pois fomos até residência dos alunos, em nossa cidade.
Objetivos
• Proporcionar o conhecimento e a importância da participação na Cultura Lúdica de sua família;
• Alcançar dados quantitativos e qualitativos de brincadeiras e brinquedos das famílias em sua infância;
• Oferecer brinquedos industrializados e confeccionados com sucatas;
• Oportunizar momentos de sociabilidade educativa visando o lazer e aprendizagem divertida.
Comunidade de Aprendizagem
Visitas às famílias das malinhas com brinquedos, confecção de brinquedos com sucatas, plantio de cebolinhas e consumo da mesma. Realização de Palestra de como brincar com pipa de forma segura, com a participação de professoras e alunos do Maternal II B e Pré II A, desfile e exposição de brinquedos para todas as crianças e educadoras do centro.
Articulação com o currículo
Linguagem:
Conversa música, histórias, leituras diferenciadas, confecção de livro artesanal de brinquedos e brincadeiras.
Artes:
Desenhos livres e orientados, pinturas, recorte e modelagem. Confecção de Brinquedos e também o cantinho da beleza.
Movimento:
Brincadeiras de rodas cantadas, brincando com pipas de sacolinhas, amarelinha, coelho sai da toca, olá e bolitas, carrinhos de latas e garrafas plásticas, duro e mole, esconde-esconde, noção de jogo de bets, passar anel, pega-pega, casinha e comidinha.
Matemática:
Contagem, dentro, fora, em cima, embaixo, atrás, na frente, de um lado, do outro, longe perto, lateralidade.
Natureza e Sociedade:
Reaproveitamento de recursos diversos, horta de cebolinha com garrafa pet, alimentação saudável pizza de biscoito e salada de frutas, identidade e autonomia, vínculo familiar, socialização com as turmas do centro infantil, segurança ao brincar com pipas, noções de tempo e espaço.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Realizado o cantinho da leitura, sugeriu-se que os alunos perguntassem às famílias quais os brincadeiras mais gostavam quando eram crianças. Após o retorno o tema a ser trabalhado foi escolhido em um cantinho de votação, com dois desenhos para visualizar relacionados às respostas da pergunta exploratória de forma democrática foi escolhido o nome Brincando em Família.