Classificação: cidadania - diversidade
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Educação em debate
Expedição Investigativa

Devido a demonstrações por vezes rotulando os colegas ou até mesmo sendo indelicados uns com os outros, acreditei que precisaria mobilizar informações para fomentar novos saberes. Então lancei mão de uma pergunta disparadora: Nascemos preconceituosos ou nos tornamos preconceituosos?

Objetivos

Criar diversas estratégias de ensino que levem os educandos a refletir e questionar os mais diversos tipos de preconceito que as pessoas enfrentam todos os dias e influência que ele exerce sobre elas. Desta forma fazer com que as pessoas pensem mais sobre suas noções preconcebidas a respeito da identidade do outro

Comunidade de Aprendizagem

Os alunos trouxeram para sala de aula suas idéias a cerca do que é preconceito e discriminação, relataram suas experiências e dialogos vivenciados na comunidade, também fizeram pesquisa, e dialogaram com os pais sobre estes temas, tudo foi compartilhado e debatido com os demais colegas para que pudessem refletir sobre o por que de tanto preconceito e como minimizar este problema.

Articulação com o currículo

Foi um trabalho interdisciplinar que agregou os temas preconceito, bullying, discriminação as matérias de história, Educação religiosa e oficinas, onde em um trabalho coletivo os alunos interagiram com outros alunos de fases diferentes expondo suas pesquisa sobre o assunto bem como apresentando um vídeo com cenas gravadas em sala, desta forma estimula-se autonomia. Aula expositiva . Confecção de cartazes, murais contra o preconceito. Pesquisas na internet sobre preconceito e discriminação. Pesquisa com os colegas sobre preconceitos já vivenciados. Pesquisa com a família sobre preconceitos já vivenciados. Elaboração de um trabalho em data show sobre preconceito e discriminação, com exposição de imagens.
Teatro; Filmagem do teatro; Apresentação do trabalho; Apresentação do vídeo, feito pelos alunos relatando experiências preconceituosas. Debate com os alunos de outras fases sobre como a educação pode contribuir para acabar com o preconceito.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A idéia do projeto se deu durante uma aula em que se trabalhava valores e como o tema surgiu também na disciplina de história tratando de discriminação racial, em oficinas de Apoio de português tratando do tema bullying e como os alunos interagiram de forma positiva relatando experiências e trocando idéias, percebemos ai um bom trabalho a ser realizado. Sugerimos os temas a serem pesquisados, as equipes de trabalho e posteriormente a tematica do projeto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal do Campo São José

Diretor
Maria Luciana Rezende Escher

Turma
Unificada 1ª e 2ª F - 3º C - Integral

Número de alunos
19

Educadores
Nadia Teresinha de Oliveira

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Luecy Maria Rodrigues Ponzoni

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Fiquei maravilhada pela maturidade das discussões e devolutivas para as demais turmas.
Nadia e Luecy | Professor(a)