Somos super... Super Humanos
Expedição Investigativa
Discorrendo em diálogos sempre comuns entre os alunos que discutiam a existência ou não de super heróis, e pensando em trabalhar as profissões, em sala questionei-os sobre a existência e quem são estes heróis na compreensão deles. Podiam perguntar para os familiares e marcamos que na próxima aula conversaríamos sobre isso.
Objetivos
Oportunizar momentos com as crianças e com os heróis de verdade para que elas percebam a diferença entre heróis que salvam nossas vidas e heróis de desenho animado. As crianças ouviram histórias contadas por esses profissionais sobre a importância da vida.
Comunidade de Aprendizagem
Teve-se a participação dos bombeiros (salva vidas) garantindo a aprendizagem e o conhecimento voltados para o Respeito, Diálogo, justiça e solidariedade. As ações puderam contar:
Palestra com os policiais
Palestra com um atendente da área de saúde
Caderno de história e interpretação com os pais
Articulação com o currículo
Através do projeto podemos explorar os conteúdos de cada fase ou série interdisciplinar.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
As rodinhas de conversa são mais comuns na 1ª fase, e eles aprendem juntos a decidir por coisas relevantes e legais para toda a turma.
Então utilizamos por meio de votação e justificativa o conselho de grupo na escolha do nome do nosso projeto e das pessoas que poderíamos convidar para enriquecer as atividades.