Grafite: uma forma de expressão
Expedição Investigativa
A nossa expedição foi observar os muros da escola , durante a observação os alunos questionaram sobre os lugares com pichações , e foram registrando tudo o que presenciavam através de fotos e anotações. Caminharam nas dependências da escola e questionaram as diferentes pichações e que podem se transformar em grafite. Sentiram necessidade de debater sobre preservação do patrimônio propuseram promover ações para orientar e recuperar o patrimonio através do grafismo
Objetivos
Propiciar momento de reflexão para combater às depredações, invasões e pichações, reduzindo índices de violência bem como estabelecer a diferenças entre as formas de arte do grafismo, sensibilizando a preservação do patrimônio escolar, como o essencial, mudança de atitude e novas posturas na vida em sociedade.
Comunidade de Aprendizagem
Manifestaram o interesse de envolver a família e a comunidade; vários pais e alunos se empenharam a colaborar com as ações propostas, envolvendo em parcerias contribuindo com doações para melhorar o ambiente.
Professor de grafismo do departamento de cultura e assistencia social
Articulação com o currículo
Disciplinas envolvidas no projeto Conteúdos Conteúdos Conteúdos
Língua portuguesa Produções: poesias, rimas, frases, textos. Paródia, cartazes,
História em quadrinho, textos.
Varal de poemas e poesias
Artes Arte e cultura Desenhos Cartazes textos
História Resgate histórico sobre a origem do grafite .
Leitura e debate em slides ;
Oficina de desenhos
Origem do grafite no Brasil
Diferenças entre grafite e pichações
-cartazes
-produções de texto; -Grafitagem e pinturas em muros ;
Grafitagem coloridas ;
Grafitagem em papel
Ensino religioso Preservação do patrimônio escolar
Desenhos ,frases
Cartazes e produções de textos
Direitos e deveres do cidadão .
Reescrita de textos através de cartazes
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os próprios alunos interagiram com o problema (pichações e depredação) buscando soluções, propuseram promover ações para recuperar através do grafite ,orientar os demais alunos a preservação da escola que estudam.
As tarefas e responsabilidades foram delegadas conforme o perfil de cada estudantes e professor.