Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
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Projeto

Grafite: uma forma de expressão
Expedição Investigativa

A nossa expedição foi observar os muros da escola , durante a observação os alunos questionaram sobre os lugares com pichações , e foram registrando tudo o que presenciavam através de fotos e anotações. Caminharam nas dependências da escola e questionaram as diferentes pichações e que podem se transformar em grafite. Sentiram necessidade de debater sobre preservação do patrimônio propuseram promover ações para orientar e recuperar o patrimonio através do grafismo

Objetivos

Propiciar momento de reflexão para combater às depredações, invasões e pichações, reduzindo índices de violência bem como estabelecer a diferenças entre as formas de arte do grafismo, sensibilizando a preservação do patrimônio escolar, como o essencial, mudança de atitude e novas posturas na vida em sociedade.

Comunidade de Aprendizagem

Manifestaram o interesse de envolver a família e a comunidade; vários pais e alunos se empenharam a colaborar com as ações propostas, envolvendo em parcerias contribuindo com doações para melhorar o ambiente.
Professor de grafismo do departamento de cultura e assistencia social

Articulação com o currículo

Disciplinas envolvidas no projeto Conteúdos Conteúdos Conteúdos
Língua portuguesa Produções: poesias, rimas, frases, textos. Paródia, cartazes,
História em quadrinho, textos.
Varal de poemas e poesias
Artes Arte e cultura Desenhos Cartazes textos
História Resgate histórico sobre a origem do grafite .

Leitura e debate em slides ;
Oficina de desenhos
Origem do grafite no Brasil

Diferenças entre grafite e pichações
-cartazes
-produções de texto; -Grafitagem e pinturas em muros ;
Grafitagem coloridas ;
Grafitagem em papel
Ensino religioso Preservação do patrimônio escolar

Desenhos ,frases

Cartazes e produções de textos
Direitos e deveres do cidadão .
Reescrita de textos através de cartazes

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os próprios alunos interagiram com o problema (pichações e depredação) buscando soluções, propuseram promover ações para recuperar através do grafite ,orientar os demais alunos a preservação da escola que estudam.
As tarefas e responsabilidades foram delegadas conforme o perfil de cada estudantes e professor.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Virgílio Corrêa Filho

Diretor
Marcel Pondé Santos Lisboa

Turma
3ª Fase do 3º Ciclo E - matutino

Número de alunos
32

Educadores
Marilza Benevides do Nascimento/ Nilceleia Maria T. A. da Cruz/ Clodoaldo Aparecido de Arruda

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Erliete Lemes da Silva Lara e Marcio Alves do Nascimento

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Trabalhar a interpretação de imagens, valoração cultural e o respeito ao patrimônio próprio e alheio foi o ponto mais relevante deste projeto, tanto para mim como para meus alunos, sem contar que a cada pesquisa, debate ou palestra, eramos transportados para a magia da arte de grafitar.
Marilza Benevides do Nascimento | Professor(a)

Repercussão na mídia

A informação ainda é a melhor e mais poderosa arma que o individuo possui para se orientar entre o certo e o não tão correto quando falamos em contexto social.