Classificação: valores - cidadania
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
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Projeto

Valores que interferem na vida escolar Com este projeto aprendemos a dialogar um pouquinho mais. Entendendo que nem sempre o que queremos é aceitavel pelo grupo social ao qual estamos inseridos.
Estefanny | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu na Escola Estadual Virgílio Correa Filhos, começando com os próprios alunos do projeto e seus familiares, na qual os alunos trouxeram suas próprias experiências, em rodas de conversas foram socializadas e debatidas, estendendo–se a outros alunos da escola, embasando também em pesquisa sobre como eram as posturas das crianças e adolescentes nos séculos XX e XXI diante os valores trazidos de casa, e com eles refletem na vida escolar.

Objetivos

Destacar a importância dos valores e das rotinas do dia a dia em casa, que refletem positivamente no ambiente escolar estabelecendo um compromisso de a aprendizagem.

Comunidade de Aprendizagem

Promotoria da Infância e Juventude - Responsável pela divulgação da campanha do Projeto MPT na escola e todos os familiares de estudantes da escola em especial os desta turma.
Psicologa e Psicopedagoga do AME - Atendimento Multidisciplinar Especializado da SMEC

Articulação com o currículo

Através de um envolvimento entre linguagem e humanas, possibilitou uma pesquisa de retrospectivas de como eram o modelo de família, na qual pais (responsável) e filhos conviviam com mais qualidades, inclusive passavam mais tempos juntos com interação mais efetiva junto a vida escolar dos seus filhos, contextualizando com o perfil do modelo de família atual, procurando se aproximar de um modo geral incluir os valores e rotinas do passado acrescentando os valores e rotinas atuais visando um bom convivo social.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Esta turma teve sempre muitoforte o perfil competitivo, e nas decisões isso causava pequenos desconfortos e esta ferramenta conselho de grupo, nos ensinou a mediar conflitos e principalmente a chegar em um mesmo denominador comum.
No primeiro conselho, mesmo orientando, pequenas desavenças ainda afloraram, mas conforme íamos nos apropriando e compreendendo, tudo foi entrando no patamar da normalidade.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Virgílio Correa Filho

Turma
1ª fase do 3º ciclo G - vespertino

Número de alunos
21

Educadores
Cristiano Spat de Ávila / Marialda Jacinto Barboza

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Karen Copini

A heterogeneidade foi fator motivador deste projeto. Ao fazermos nossa primeira roda de conversa tivemos a oportunidade de falar sobre variados temas que os agradava e por vezes também os incomodava. Fomentamos o quanto essas diversidades são importantes para nossa vida em sociedade. A autonomia consciente na tomada de decisões foi muito evidente no projeto, e os resultados notáveis. A cada sugestão apontada, demonstravam maturidade nas relações intra e interpessoais.

Repercussão na mídia

facebook da escola