Classificação: valores - cidadania
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
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Projeto

Valores que interferem na vida escolar Com este projeto aprendemos a dialogar um pouquinho mais. Entendendo que nem sempre o que queremos é aceitavel pelo grupo social ao qual estamos inseridos.
Estefanny | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu na Escola Estadual Virgílio Correa Filhos, começando com os próprios alunos do projeto e seus familiares, na qual os alunos trouxeram suas próprias experiências, em rodas de conversas foram socializadas e debatidas, estendendo–se a outros alunos da escola, embasando também em pesquisa sobre como eram as posturas das crianças e adolescentes nos séculos XX e XXI diante os valores trazidos de casa, e com eles refletem na vida escolar.

Objetivos

Destacar a importância dos valores e das rotinas do dia a dia em casa, que refletem positivamente no ambiente escolar estabelecendo um compromisso de a aprendizagem.

Comunidade de Aprendizagem

Promotoria da Infância e Juventude - Responsável pela divulgação da campanha do Projeto MPT na escola e todos os familiares de estudantes da escola em especial os desta turma.
Psicologa e Psicopedagoga do AME - Atendimento Multidisciplinar Especializado da SMEC

Articulação com o currículo

Através de um envolvimento entre linguagem e humanas, possibilitou uma pesquisa de retrospectivas de como eram o modelo de família, na qual pais (responsável) e filhos conviviam com mais qualidades, inclusive passavam mais tempos juntos com interação mais efetiva junto a vida escolar dos seus filhos, contextualizando com o perfil do modelo de família atual, procurando se aproximar de um modo geral incluir os valores e rotinas do passado acrescentando os valores e rotinas atuais visando um bom convivo social.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Esta turma teve sempre muito forte o perfil competitivo, e nas decisões isso causava pequenos desconfortos e esta ferramenta conselho de grupo, nos ensinou a mediar conflitos e principalmente a chegar em um mesmo denominador comum.
No primeiro conselho, mesmo orientando, pequenas desavenças ainda afloraram, mas conforme íamos nos apropriando e compreendendo, tudo foi entrando no patamar da normalidade.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Virgílio Correa Filho

Diretor
Marcel Pondé Santos Lisboa

Turma
1ª fase do 3º ciclo G - vespertino

Número de alunos
21

Educadores
Cristiano Spat de Ávila / Marialda Jacinto Barboza

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Karen Copini

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
A heterogeneidade foi fator motivador deste projeto. Ao fazermos nossa primeira roda de conversa tivemos a oportunidade de falar sobre variados temas que os agradava e por vezes também os incomodava. Fomentamos o quanto essas diversidades são importantes para nossa vida em sociedade. A autonomia consciente na tomada de decisões foi muito evidente no projeto, e os resultados notáveis. A cada sugestão apontada, demonstravam maturidade nas relações intra e interpessoais.
Marialda Jacinto Barboza / Cristiano Spat de Ávila | Professor(a)

Repercussão na mídia

facebook da escola