O que tem no mundinho?
“ Quanta coisa tem aqui aonde eu moro. E elas nem caem
Kauê | aluno(a)
“ O avô do Kauê relatou em conversa não formal que nem pode mais limpar o carro com a mangueira,pois logo seu neto o segue e fala de tudo que aprendeu sobre a água e que ela esta ficando difícil de chegar na torneira e pede para eu usar pano e água só no balde.
João | responsável
Expedição Investigativa
A expedição aconteceu durante atividade de higiene bucal no escovódromo da escola, enquanto as crianças faziam a escovação dos dentes, questionou-se sobre os cuidados com a água uma vez que as torneiras estavam abertas, com as plantas, com produtos que as pessoas descartam e polui o solo. Enquanto dialogávamos, indaguei a eles que tamanho seria o mundo, e como as pessoas e coisas cabiam dentro dele.
Objetivos
Reconhecer a importância da água para a nossa vida, descobrindo os lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente. Levando-os a perceber que com gestos simples são possíveis e cruciais a se fazer pelo meio ambiente e pela vida.
Comunidade de Aprendizagem
• Assembléia com os pais – promoveu – alguns momentos de roda de conversa com os pais para envolvê-los na aprendizagem das crianças.
• Momentos Culturais – apresentações culturais do universo das crianças para outras turmas e comunidade escolar.
• Contação de historias e musicalização – envolvimento do departamento da cultura em atividades lúdicas de contação de historia musica e dança.
Articulação com o currículo
Os eixos de aprendizagem da educação infantil são trabalhados de forma globalizadas pensado na criança com ser único com características próprias e individuais. Levando em consideração o diálogo, o trabalho em equipe, a convivência com o outro, a cooperação, o respeito com o próximo e com a diversidade. Portando os conteúdos trabalhados estão no âmbito Formação Pessoal e Social inclui o eixo de trabalho referente à constituição da Identidade e Autonomia pela criança. O âmbito Conhecimento de Mundo inclui as diferentes áreas e/ou linguagens articuladas em seis eixos de trabalho, que são: Movimento, Música, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Matemática.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Por se tratar de alunos com idade entre 3 e 4 anos, a linguagem verbal é evidente nesta fase. E aproveitando momento de conversa e aprendizagem sobre o meio ambiente e o que nele podemos encontrar, as crianças mostram-se curiosas e participativas contribuindo com seu conhecimento prévio sobre a importância de todos os elementos fisicos para o meio ambiente.