Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O que tem no mundinho? Quanta coisa tem aqui aonde eu moro. E elas nem caem
Kauê | aluno(a)
O avô do Kauê relatou em conversa não formal que nem pode mais limpar o carro com a mangueira,pois logo seu neto o segue e fala de tudo que aprendeu sobre a água e que ela esta ficando difícil de chegar na torneira e pede para eu usar pano e água só no balde.
João | responsável
Expedição Investigativa

A expedição aconteceu durante atividade de higiene bucal no escovódromo da escola, enquanto as crianças faziam a escovação dos dentes, questionou-se sobre os cuidados com a água uma vez que as torneiras estavam abertas, com as plantas, com produtos que as pessoas descartam e polui o solo. Enquanto dialogávamos, indaguei a eles que tamanho seria o mundo, e como as pessoas e coisas cabiam dentro dele.

Objetivos

Reconhecer a importância da água para a nossa vida, descobrindo os lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente. Levando-os a perceber que com gestos simples são possíveis e cruciais a se fazer pelo meio ambiente e pela vida.

Comunidade de Aprendizagem

• Assembléia com os pais – promoveu – alguns momentos de roda de conversa com os pais para envolvê-los na aprendizagem das crianças.
• Momentos Culturais – apresentações culturais do universo das crianças para outras turmas e comunidade escolar.
• Contação de historias e musicalização – envolvimento do departamento da cultura em atividades lúdicas de contação de historia musica e dança.

Articulação com o currículo

Os eixos de aprendizagem da educação infantil são trabalhados de forma globalizadas pensado na criança com ser único com características próprias e individuais. Levando em consideração o diálogo, o trabalho em equipe, a convivência com o outro, a cooperação, o respeito com o próximo e com a diversidade. Portando os conteúdos trabalhados estão no âmbito Formação Pessoal e Social inclui o eixo de trabalho referente à constituição da Identidade e Autonomia pela criança. O âmbito Conhecimento de Mundo inclui as diferentes áreas e/ou linguagens articuladas em seis eixos de trabalho, que são: Movimento, Música, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Matemática.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Por se tratar de alunos com idade entre 3 e 4 anos, a linguagem verbal é evidente nesta fase. E aproveitando momento de conversa e aprendizagem sobre o meio ambiente e o que nele podemos encontrar, as crianças mostram-se curiosas e participativas contribuindo com seu conhecimento prévio sobre a importância de todos os elementos fisicos para o meio ambiente.

Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Integral Pequenos Brilhantes

Diretor
Lucilene Ermina Teixeira Matos

Turma
Infantil III A

Número de alunos
24

Educadores
Abigail Parreira Marques Nery, Guilherme Dias Soares e Tamara Araujo Belem

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Departamento de Cultura - SAAE - Familiares

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Auxiliar as crianças a enfrentar as dificuldades preparando-as com sensibilidade cooperativa é muito gratificante, pois proporcionamos com atividades lúdicas habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento intelectual e social. Levando-as a descobrir a alegria de viver em um ambiente rodeado de bem estar, sensibilizados a preservação, ao respeito e para que se sintam envolvidos com o mundo.
Claides Henker Tavares | Professor(a)