As Borboletas
“ “Eu gosto de quando fala das borboletas, porque acontece uma mágica com as lagartas.”
David Kaban Cinta Larga | aluno(a)
“ “Enquanto mãe sinto-me satisfeita no desenvolvimento desse projeto, pois percebi o entusiasmo de minha filha no envolvimento das atividades, principalmente na produção do livro coletivo. A cada dia ela me contava uma novidade sobre o assunto estudado e com isso a família interagia, sendo assim este trabalho enriqueceu nosso conhecimento.”
Tania Corsi de Souza Theisen | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu no entorno do Centro de Educação Infantil Criança Feliz, no qual os alunos observaram: árvores, balanços, borboletas, plantas, formigueiros e comércios. Durante o percurso a turma ficou entusiasmada com o que presenciou e dialogaram entre eles. Foram realizados registros escritos e fotográficos do momento.
Objetivos
Despertar o desejo de aprender sobre o ciclo de vida da borboleta;
Desenvolver atividades facilitando a aprendizagem da turma;
Observar as borboletas, seu tamanho e suas cores;
Registrar informações obtidas através de imagens, ou produção de desenho;
Compreender a importância das borboletas para o meio ambiente;
Investigar a vida das borboletas;
Comunidade de Aprendizagem
O projeto foi desenvolvido com a participação dos alunos, educadoras, gestores do Centro de Educação Infantil, colaboradores Sicredi e Secretaria Municipal de Educação, também a comunidade escolar. Aconteceu uma palestra sobre as borboletas com o veterinário, teve envolvimento dos pais na produção de um livro coletivo da história ” A Borboleta Lili”.
Articulação com o currículo
PORTUGUÊS
Produção textual, leituras de textos informativos, histórias infantis, poesias e poemas, linguagem verbal/não verbal e escrita, interpretação oral/visual; entrevista e palestra;
MATEMÁTICA/MOVIMENTO
Número, quantidade, classificação, seriação, tamanhos, gráficos, formas, cores, raciocínio lógico, lateralidade, coordenação motora ampla e fina, equilíbrio, brinquedos e brincadeiras;
CIÊNCIAS
Observação das borboletas seu tamanho e suas cores;
Identificação das etapas de transformação de uma borboleta;
Compreensão da importância das borboletas para o meio ambiente;
Investigação de vida de algumas borboletas;
Noção sobre as características e o ambiente das borboletas;
Alimentação das borboletas;
ARTES
Desenhos livres e direcionados, cores primárias e secundárias, pintura, recorte e colagem, teatro, dança, artesanato, confecção de brinquedos e cartão com poesia e poema, apresentação de músicas, ritmo e som;
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Noções de espaço, tempo e vegetação;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Reuniram–se nas dependências do CEI Criança Feliz os alunos e a educadora Neuza Maria para deliberarem assuntos referentes a expedição investigativa. Eles falaram que durante a caminhada no entorno do pátio viram: árvores, balanços, borboletas, formigueiro, lojas e plantas. Diante das falas, o assunto mais discutido foi sobre as borboletas, demonstraram muito entusiasmo e feita a votação ficou decidido que o estudo seria sobre as borboletas.