Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

APRENDENDO E CONVIVENDO COM A DIVERSIDADE Acho muito importante que o tema escolhido foi a diversidade. Trabalhar desde cedo com as crianças as diferenças e as semelhanças, que todas as pessoas são especiais e possuem características próprias e devem ser respeitadas da maneira que são. Além de trabalhar as diferenças dos espaços, dos animais,das plantas e das famílias. Uma conscientização da valorização do outro desde a infância.
Susane Binotto | responsável
Expedição Investigativa

Surgiu em sala de aula, durante as atividades realizadas no projeto “Quem sou eu?”, através de brincadeiras com bonecas e bonecos, exploração de si na frente do espelho, mapeamento do “eu”, confecção do livro “Minha história” e a história “As famílias do mundinho”.

Objetivos

• Trabalhar interação entre família e escola;
• Possibilitar a construção da valorização das diferentes culturas que existem;
• Trabalhar a autoestima nos alunos para que estes possam relacionar-se com o outro;
• Desenvolver uma imagem de si, atuando de forma mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
• Observar situações que levam ao preconceito no cotidiano escolar, enfatizando a importância do respeito à diversidade.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias, comunidade, psicóloga.

Articulação com o currículo

Identidade;
Criatividade;
Autoestima;
Expressão corporal;
Socialização e segurança
Interação;
Ritmo;
Lateralidade
Quantidades;
Formas e cores /seriação classificação e contagem
Ampliação do vocabulário, interpretação de histórias;
Psicomotricidade fina e ampla;
Esquema e imagem corporal;
Equilíbrio estático e dinâmico;
Coordenação motora;
Orientação espacial;
Apreciação musical; percepção auditiva e rítmica;
Noções de grandeza, dentro, fora, do lado, para cima, para baixo;
Noções de posição, de tempo;
Artes visuais
Pintura, modelagem, desenhos,
Socialização e integração;
Desenvolvimento da autonomia;
Reconhecimento do EU;
Atitudes, valores;
Brincadeiras de roda;
Cantos folclóricos;
Instrumentos musicais;
Movimentos corporais lúdicos e de imitação;
Cultura afrodescendente;
Diversidade.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM JOÃO BECKER

Turma
PRÉ A e PRÉ B

Número de alunos
28

Educadores
Juliana Nogueira e Patrícia Zanoni Sbeghen

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipiranga do Sul

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPIRANGA DO SUL

Assessoria Pedagógica
ME. GISELE MARIA TONIN DA COSTA
O ser humano identifica-se por suas características próprias, sejam elas hereditárias ou adquiridas pela influência do contexto social em que vive. Essas características são o que evidenciam cada um como um ser único, especial e merecedor de respeito. Saber ver a beleza na diversidade e respeitá-la é o caminho para a construção de um mundo menos discriminatório, onde os valores humanos são vivenciados.