APRENDENDO E CONVIVENDO COM A DIVERSIDADE
“ Acho muito importante que o tema escolhido foi a diversidade. Trabalhar desde cedo com as crianças as diferenças e as semelhanças, que todas as pessoas são especiais e possuem características próprias e devem ser respeitadas da maneira que são. Além de trabalhar as diferenças dos espaços, dos animais,das plantas e das famílias. Uma conscientização da valorização do outro desde a infância.
Susane Binotto | responsável
Expedição Investigativa
Surgiu em sala de aula, durante as atividades realizadas no projeto “Quem sou eu?”, através de brincadeiras com bonecas e bonecos, exploração de si na frente do espelho, mapeamento do “eu”, confecção do livro “Minha história” e a história “As famílias do mundinho”.
Objetivos
• Trabalhar interação entre família e escola;
• Possibilitar a construção da valorização das diferentes culturas que existem;
• Trabalhar a autoestima nos alunos para que estes possam relacionar-se com o outro;
• Desenvolver uma imagem de si, atuando de forma mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
• Observar situações que levam ao preconceito no cotidiano escolar, enfatizando a importância do respeito à diversidade.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias, comunidade, psicóloga.
Articulação com o currículo
Identidade;
Criatividade;
Autoestima;
Expressão corporal;
Socialização e segurança
Interação;
Ritmo;
Lateralidade
Quantidades;
Formas e cores /seriação classificação e contagem
Ampliação do vocabulário, interpretação de histórias;
Psicomotricidade fina e ampla;
Esquema e imagem corporal;
Equilíbrio estático e dinâmico;
Coordenação motora;
Orientação espacial;
Apreciação musical; percepção auditiva e rítmica;
Noções de grandeza, dentro, fora, do lado, para cima, para baixo;
Noções de posição, de tempo;
Artes visuais
Pintura, modelagem, desenhos,
Socialização e integração;
Desenvolvimento da autonomia;
Reconhecimento do EU;
Atitudes, valores;
Brincadeiras de roda;
Cantos folclóricos;
Instrumentos musicais;
Movimentos corporais lúdicos e de imitação;
Cultura afrodescendente;
Diversidade.