Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

AS RUAS DO MEU BAIRRO Aprendi com esse projeto, que o endereço é importante para a localização. Agora eu sei localizar a minha rua, a partir, de outro ponto.
Ellen Rodrigues de Paula | aluno(a)
Penso que esses projetos ajudam desenvolver mais os nossos filhos. Os meninos aprendem muitas coisas, sabem falar direitinho, porque eles participam e chegam em casa contando tudo.
Alexandra Ferreira | responsável
Expedição Investigativa

Fizemos um passeio pelo bairro, com os alunos, para observar as condições gerais, que este oferece para os seus moradores e buscar juntos, a resposta para o questionamento: o que podemos fazer para melhorar o nosso bairro?

Objetivos

Promover a busca de ação efetiva, que culmine na melhoria do bairro Padre Duílio, proporcionando a interação entre as comunidades escolar e local.

Comunidade de Aprendizagem

Para conhecermos melhor o nosso bairro convidamos um dos pioneiros, o senhor José de Oliveira, para narrar como foi o processo de ocupação, a escolha do nome do bairro e a definição dos nomes das ruas. Em outro momento, também foi convidado o professor Sebastião Rodrigues que foi peça importante, na aquisição de serviços públicos, para o bairro como: a creche, a escola estadual, o posto de saúde e a praça de lazer, com o objetivo de saber como foram efetivadas estas conquistas.

Articulação com o currículo

ÁREA DE LINGUAGEM
Cultura da Escrita: Registro de letras iniciais e finais
Produzir a escrita dos nomes das ruas e do bairro
Leitura dos nomes das Ruas e do Bairro
Diferenciar letras, umas das outras
Função social da escrita: marcar o nome das Ruas
Orientar a escrita: da esquerda para a direita
Lista Temática: Os nomes das ruas
ÁREA DE MATEMÁTICA
Números e operações: sistema numérico - valor/quantidade
Código: (número de lotes e das casas)
Espaço e forma: Orientação e deslocamento
ÁREA DE HUMANAS
Conceito de bairro
Histórico
Localização a partir de uma referência
Tipos de bairro, ruas e moradia
Organização do espaço em ruas e avenidas
Mapa do bairro



Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo se configurou em três etapas: As crianças foram reunidas numa roda de conversa, objetivando apresentar a pergunta exploratória e definir o trajeto da expedição investigativa. Após a expedição, os alunos definiram o nome do projeto, levantamos o que sabíamos e o que gostaríamos de saber sobre o tema. Depois, em outro dia, juntos com os pais decidimos quem convidaríamos para cooperar conosco na construção dos saberes.

Ficha Técnica
Escola
E. M. Pe. José de Anchieta – Salas Redimensionadas/EE 21 de Abril

Diretor
Maria Aparecida Alves

Turma
1ª Fase do 1º Ciclo “C”

Número de alunos
18

Educadores
Maria Aparecida da Silva Vieira.

Estado
Mato Grosso

Município
Juína

Cooperativa
SICREDI UNIVALES MT/RO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JUINA

Apoiadores
Professores, coordenadores e gestão da escola.

O trabalho pedagógico com projeto dá condições para que os alunos deixem de ser passivos e tomem a postura de agentes ativos do próprio saber, que é gerado pela interação de atividades significativas, pelo prazer da descoberta e pela participação conjunta na busca de soluções, para a problemática a ser resolvida.
Ivani Ivone Colombo de Aguiar | Professor(a)