AS RUAS DO MEU BAIRRO
“ Aprendi com esse projeto, que o endereço é importante para a localização. Agora eu sei localizar a minha rua, a partir, de outro ponto.
Ellen Rodrigues de Paula | aluno(a)
“ Penso que esses projetos ajudam desenvolver mais os nossos filhos. Os meninos aprendem muitas coisas, sabem falar direitinho, porque eles participam e chegam em casa contando tudo.
Alexandra Ferreira | responsável
Expedição Investigativa
Fizemos um passeio pelo bairro, com os alunos, para observar as condições gerais, que este oferece para os seus moradores e buscar juntos, a resposta para o questionamento: o que podemos fazer para melhorar o nosso bairro?
Objetivos
Promover a busca de ação efetiva, que culmine na melhoria do bairro Padre Duílio, proporcionando a interação entre as comunidades escolar e local.
Comunidade de Aprendizagem
Para conhecermos melhor o nosso bairro convidamos um dos pioneiros, o senhor José de Oliveira, para narrar como foi o processo de ocupação, a escolha do nome do bairro e a definição dos nomes das ruas. Em outro momento, também foi convidado o professor Sebastião Rodrigues que foi peça importante, na aquisição de serviços públicos, para o bairro como: a creche, a escola estadual, o posto de saúde e a praça de lazer, com o objetivo de saber como foram efetivadas estas conquistas.
Articulação com o currículo
ÁREA DE LINGUAGEM
Cultura da Escrita: Registro de letras iniciais e finais
Produzir a escrita dos nomes das ruas e do bairro
Leitura dos nomes das Ruas e do Bairro
Diferenciar letras, umas das outras
Função social da escrita: marcar o nome das Ruas
Orientar a escrita: da esquerda para a direita
Lista Temática: Os nomes das ruas
ÁREA DE MATEMÁTICA
Números e operações: sistema numérico - valor/quantidade
Código: (número de lotes e das casas)
Espaço e forma: Orientação e deslocamento
ÁREA DE HUMANAS
Conceito de bairro
Histórico
Localização a partir de uma referência
Tipos de bairro, ruas e moradia
Organização do espaço em ruas e avenidas
Mapa do bairro
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo se configurou em três etapas: As crianças foram reunidas numa roda de conversa, objetivando apresentar a pergunta exploratória e definir o trajeto da expedição investigativa. Após a expedição, os alunos definiram o nome do projeto, levantamos o que sabíamos e o que gostaríamos de saber sobre o tema. Depois, em outro dia, juntos com os pais decidimos quem convidaríamos para cooperar conosco na construção dos saberes.