Classificação: Saúde
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Fazer projeto é muito divertido. Eu gostei de tudo e agora sei que meu prato tem que ficar colorido.
Mirella Selestrino | aluno(a)
“O projeto ajudou muito meu filho, pois o mesmo tinha preguiça até de mastigar, hoje ele come até carne que antes não colocava na boca. Ele aprendeu a comer arroz, feijão, saladas, frutas, queijo e legumes”.
Milena Ferreira | responsável
Expedição Investigativa

Surgiu em sala de aula, durante a roda de conversa realizada para iniciar o projeto “NUTRISUS” implantado pelo governo federal, através de discursões sobre “o que eu como?”, “ o que gosto de comer?”, “ quais alimentos fazem bem para minha saúde?”

Objetivos

Abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável e assim promover uma reeducação alimentar com o consumo de alimentos saudáveis;
Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos; Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
Entrar em contato com textos de gêneros diferentes;
Conhecer a necessidade de higienizar os alimentos.

Comunidade de Aprendizagem

Família, nutricionista e comunidade

Articulação com o currículo

Linguagem oral e escrita:
* Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc.
* Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos);
* Contos;
* Poemas;
* Histórias;
* Adivinhas;
* Parlendas;
* Músicas;
* Letras iniciais.
Matemática:
* Gráfico;
* Quantidade;
* Contagem;
* Classificação;
* Agrupamento.
Natureza e sociedade:
* Experiências;
* Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas;
* Nosso corpo (higiene nossa e dos alimentos);
* Importância dos nutrientes para o nosso organismo.
Artes:
* Artes com material reciclável;
* Desenhos com interferência e sem interferência;
* Atividades com papel amassado;
* Disponibilizar frutas, legumes e verdura

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição à chácara do senhor Rubi Jordão onde andamos pela plantação de guaraná, mamão, banana, cupuaçu, laranja e horta caseira e logo após a horta hidropônica onde observamos a plantação de alface e cheiro verde. Esgotado o percurso, sentamos em conselho para que os alunos discorressem sobre o que viram, ouviram, sentiram e observaram. A maioria ressaltou a necessidade de comermos frutas e verduras.

Ficha Técnica
Escola
Centro de Educação Infantil Nosso Lar

Diretor
Angela Barbosa dos Santos Rigui

Turma
Maternal II "A"

Número de alunos
22

Educadores
Namirtes Soares Teixeira

Estado
Mato Grosso

Município
Juína

Cooperativa
SICREDI UNIVALES MT/RO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JUINA

Apoiadores
Nutricionista: Margaretha Borg,Produtores: Rubi Jordão Margarete Aparecida cardoso e Apei: Luciana Lino Souza

Assessoria Pedagógica
Ilma de Araujo Silva
Com este projeto conseguimos que os alunos do maternal II “A” melhorassem seus hábitos alimentares, excluindo as mamadeiras e diminuindo o consumo de “chips” e doces, absorvendo a necessidade das frutas, verduras e legumes. Antes, tínhamos vários saberes no patamar do senso comum, mas ao realizarmos as pesquisas em campo, assistirmos vídeo os experimentos as leituras, e as palestras pertinentes ao tema, saímos do senso comum e passamos ao conhecimento científico sistematizado.