ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
“ Fazer projeto é muito divertido. Eu gostei de tudo e agora sei que meu prato tem que ficar colorido.
Mirella Selestrino | aluno(a)
“ “O projeto ajudou muito meu filho, pois o mesmo tinha preguiça até de mastigar, hoje ele come até carne que antes não colocava na boca. Ele aprendeu a comer arroz, feijão, saladas, frutas, queijo e legumes”.
Milena Ferreira | responsável
Expedição Investigativa
Surgiu em sala de aula, durante a roda de conversa realizada para iniciar o projeto “NUTRISUS” implantado pelo governo federal, através de discursões sobre “o que eu como?”, “ o que gosto de comer?”, “ quais alimentos fazem bem para minha saúde?”
Objetivos
Abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável e assim promover uma reeducação alimentar com o consumo de alimentos saudáveis;
Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos; Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
Entrar em contato com textos de gêneros diferentes;
Conhecer a necessidade de higienizar os alimentos.
Comunidade de Aprendizagem
Família, nutricionista e comunidade
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita:
* Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc.
* Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos);
* Contos;
* Poemas;
* Histórias;
* Adivinhas;
* Parlendas;
* Músicas;
* Letras iniciais.
Matemática:
* Gráfico;
* Quantidade;
* Contagem;
* Classificação;
* Agrupamento.
Natureza e sociedade:
* Experiências;
* Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas;
* Nosso corpo (higiene nossa e dos alimentos);
* Importância dos nutrientes para o nosso organismo.
Artes:
* Artes com material reciclável;
* Desenhos com interferência e sem interferência;
* Atividades com papel amassado;
* Disponibilizar frutas, legumes e verdura
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição à chácara do senhor Rubi Jordão onde andamos pela plantação de guaraná, mamão, banana, cupuaçu, laranja e horta caseira e logo após a horta hidropônica onde observamos a plantação de alface e cheiro verde. Esgotado o percurso, sentamos em conselho para que os alunos discorressem sobre o que viram, ouviram, sentiram e observaram. A maioria ressaltou a necessidade de comermos frutas e verduras.