CIDADANIA E LAZER
“ Aprendi que realizar atividades físicas ajuda muito no desenvolvimento de meu corpo, principalmente por que aprendi brincando
Icaro Mendes Barros | aluno(a)
“ Minha filha mudou sua maneira de brincar, agora ela age com mais responsabilidade nas brincadeiras e tem mais cuidado consigo mesma.
Suze Bernardes | responsável
Expedição Investigativa
A expedição ocorreu na nossa própria escola onde passamos a observar o horário das brincadeiras no pátio e observamos também que havia um pequeno grupo de enfermeira do posto de saúde que utilizavam a calçada da escola para fazer caminhada e que a praça estava quase sempre vazia.
Objetivos
Os espaços públicos de lazer na cidade podem ser considerados como um dos ambientes nos quais ocorre o convívio com o estranho, com o diferente, a sociabilidade, confrontos, tensões, vivências no tempo e espaço de lazer, este último podendo ser considerado além de um direito social, como uma ligação entre a vida cotidiana e a cultura local, elementos fundamentais para a construção da identidade e do exercício da cidadania.
Comunidade de Aprendizagem
No desenvolvimento e execução do projeto estão envolvidos os alunos e professores do 4º ano, os pais, direção da escola, colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação) e comunidade (agente de saúde).
Articulação com o currículo
Língua portuguesa
• Leitura;
• Interpretação.
Matemática
• Distância;
• Sistema de medidas.
Ciências
• Corpo humano;
• Sistema respiratório.
Educação física
• Aquecimento;
• Caminhada;
• Pratica esportiva.
Artes
• Produção de brinquedos;
• Jogos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Em discussão com os alunos sobre o que poderia ser trabalhado, surgiu uma situação problemas onde perceberam que o lazer no entorno da escola era algo pouco praticado, e quando realizado era de e forma desordenada, assim resolvemos elaborar um Projeto que atendesse essa necessidade das pessoas de nossa comunidade escolar, decidimos buscar orientação da professora de Educação Física para para podermos ser orientados a criar um programa de lazer na escola.