Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
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Projeto

CIDADANIA E LAZER Aprendi que realizar atividades físicas ajuda muito no desenvolvimento de meu corpo, principalmente por que aprendi brincando
Icaro Mendes Barros | aluno(a)
Minha filha mudou sua maneira de brincar, agora ela age com mais responsabilidade nas brincadeiras e tem mais cuidado consigo mesma.
Suze Bernardes | responsável
Expedição Investigativa

A expedição ocorreu na nossa própria escola onde passamos a observar o horário das brincadeiras no pátio e observamos também que havia um pequeno grupo de enfermeira do posto de saúde que utilizavam a calçada da escola para fazer caminhada e que a praça estava quase sempre vazia.

Objetivos

Os espaços públicos de lazer na cidade podem ser considerados como um dos ambientes nos quais ocorre o convívio com o estranho, com o diferente, a sociabilidade, confrontos, tensões, vivências no tempo e espaço de lazer, este último podendo ser considerado além de um direito social, como uma ligação entre a vida cotidiana e a cultura local, elementos fundamentais para a construção da identidade e do exercício da cidadania.

Comunidade de Aprendizagem

No desenvolvimento e execução do projeto estão envolvidos os alunos e professores do 4º ano, os pais, direção da escola, colaboradores (Sicredi e Secretaria Municipal de Educação) e comunidade (agente de saúde).

Articulação com o currículo

Língua portuguesa
• Leitura;
• Interpretação.
Matemática
• Distância;
• Sistema de medidas.
Ciências
• Corpo humano;
• Sistema respiratório.
Educação física
• Aquecimento;
• Caminhada;
• Pratica esportiva.
Artes
• Produção de brinquedos;
• Jogos.


Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Em discussão com os alunos sobre o que poderia ser trabalhado, surgiu uma situação problemas onde perceberam que o lazer no entorno da escola era algo pouco praticado, e quando realizado era de e forma desordenada, assim resolvemos elaborar um Projeto que atendesse essa necessidade das pessoas de nossa comunidade escolar, decidimos buscar orientação da professora de Educação Física para para podermos ser orientados a criar um programa de lazer na escola.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Paulo Freire

Diretor
Darci Jose Pazza

Turma
4º ano

Número de alunos
32

Educadores
Elizeu Martins de Oliveira

Estado
Mato Grosso

Município
Juína

Cooperativa
SICREDI UNIVALES MT/RO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JUINA

Assessoria Pedagógica
Izabel Zaniollo
Na escola Paulo Freire a pratica de certos esportes, ou melhor, brincadeiras aconteciam de forma desordenada e sem acompanhamento, e com a observação dos alunos durante o projeto e a mudança de comportamento dos mesmos modificaram-se as atitudes de outros alunos da escola que os observavam e interagiam com eles. Assim acredito que o projeto contribuiu muito numa mudança de postura de nossos alunos.
Elizeu Martins de Oliveira | Professor(a)