OS DIFERENTES ANIMAIS
Expedição Investigativa
Levar a turma para um passeio pela comunidade, ver os animais dos moradores, observando e apontando suas diferenças, proporcionando às crianças uma experiência diferente.
Objetivos
Perceber os animais da comunidade, que são seres vivos e tem diferentes características, respeitando-os.
Comunidade de Aprendizagem
• Convidar um veterinário que traga um animal e nos explique sua alimentação, habitat e características respondendo a dúvidas de forma informal.
• Famílias que tem animais na comunidade.
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita
• Mostrar figuras, estimular a fala, nomear as figuras
• Contar histórias
• Ouvir e reproduzir os sons da bicharada
• Jogos e brincadeiras
• Desenho e pintura com diversos materiais
• Manusear livros
Linguagem matemática
• Seriar, separar, classificação e noções de quantidade
Linguagem corporal
• Imitar os animais e suas posturas, engatinhar e andar como os animais
• Mímicas
Linguagem musical
• Ouvir e cantar músicas (Seu Lobato)
• Imitar os sons dos animais
Linguagem plástica
• Explorar e manipular difersos materiais
• Desenho livre
• Modelar
• Trabalhar com fantoches
Linguagem de ciências naturais e sociais
• Descobrir a importância dos animais para nossa vida
• Exploração de ambientes
• Habitat
• Painel de habitat
• Cuidados com o corpo
• Higiene pessoal e com o meio
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Este tema foi escolhido pelo interesse que os alunos apresentaram sobre o assunto. Projeto analisado e aprovado pelo Comitê Gestor.