Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, DANDO ASAS À IMAGINAÇÃO
Expedição Investigativa

PASSEIO CURIOSO realizado no pátio da escola com diferentes tipos de materiais para observar interesse e brincadeiras criadas pelas crianças

Objetivos

Vivenciar a criatividade e o envolvimento na construção de brinquedos e com o uso de materiais recicláveis.

Comunidade de Aprendizagem

Atividades e brincadeiras recreativas com o educador Orlei e a colaboração dos pais, avós e comunidade.

Articulação com o currículo

Linguagem Matemática
- Identificação de formas cores, tamanhos;
- Observação e manipulação;
Linguagem Oral
- Histórias;
- Nomear objetos;
- Discriminar sons;
- Manusear livros e revistas;
Linguagem corporal, desenvolvimento físico e psicomotricidade
- Acompanhar os movimentos e imitar;
- Identificar o uso de objetos;
- Participar das brincadeiras;
- Movimentos de preensão, encaixe, lançamento;
- Deslocar-se com destreza progressiva no espaço;
- Expressão de sensações e ritmos corporais;
- Jogo simbólico;
Ciências Naturais e Sociais
- Cuidado progressivo com o corpo e do colega (Higiene);
- Exploração do ambiente;
- Utilizar o espaço (dentro, fora, em cima, embaixo, atrás, na frente, de um lado, do outro, longe perto);
Linguagem Escrita
- Pintar, rabiscar e desenhar;
Linguagem Plástica
- Modelagem
- Recorte e colagem;
- Manipular diferentes materiais;
- Rabiscar em diferentes materiais;
Linguagem Musical
- Diferentes sons
- Ritmo
- Cantigas de roda;


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FAVINHOS DE MEL - LAR DA MENINA

Turma
Berçários 2

Número de alunos
30

Educadores
Franciele Paula Tyburski, Maria Madalena dos Santos e Milena Moraes do Estreito

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Getúlio Vargas

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE GETULIO VARGAS

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
Este projeto tem por finalidade conhecer e intervir na realidade do meio de convivência da criança, gerando atitudes de interesse na construção de novos valores e sentimentos para uma vida mais sadia e um mundo melhor, tendo em vista que através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra. O envolvimento da comunidade escolar faz toda a diferença.