Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Bem me quer, mal me quer Eu e meus colegas aprendemos muito sobre as flores e quando eu tiver meus filhos vou querer compartilhar com eles tudo o que eu aprendi.
Ana Paula Calgaro | aluno(a)
Nossa família considera o trabalho com projetos muito significativo. Aprendemos juntos nesta caminhada. Pena que na nossa época de estudantes não havia projetos voltados para a cidadania.
Joelma Nardi | responsável
Expedição Investigativa

Durante a expedição o grupo estava empolgado e comentavam sobre tudo o que viam, exploravam de várias formas, olhando, tocando pedindo para anotar e fotografar. A maioria da turma também ficou interessada em entrevistar as pessoas que encontravam. Muitos detalhes chamou a atenção da turma, em, especial, as flores das árvores, as caídas no chão mesmo sendo inverno.

Objetivos

Desenvolver a curiosidade e a prática investigativa de cada aluno, a partir da importância das flores em nosso ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

Professora de Bilologia, famílias, proprietários da Floricultura Scheffer, Sicredi e a Secretaria Municipal de Educação.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Diferentes gêneros textuais , caderno de pesquisa ( parlendas, versos, poesias, lenda( A Vitória Régia), bilhetes informativos, produção textual, história em quadrinhos, leitura deleite, cruzadinhas, caça- palavras, ditados, caixa de leitura, curiosidades, o que é , o que é, charges e tirinhas, interpretação textual.
Geografia: Diferentes paisagens.
Meio ambiente : Como manter um ambiente agradável, limpo e bonito, importância da água e do solo para as plantas, parte das plantas,cantinho verde.
Artes- Releituras, dobraduras, painéis, construção de maquetes, modelagem, pintura e colagens diversas.
Matemática – adição, gráficos, histórias matemáticas, tabelas, conjuntos, figuras geométricas.
Ensino Religioso. – Orações, Parábola do semeador, altarzinho da oração.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No retorno da expedição, cada aluno registrou o que mais lhe encantou através de um de um desenho, socializamos na roda de conversa e listamos em tópicos, os interesses/curiosidades dos alunos, a partir da votação chegamos a escolha do tema.

Ficha Técnica
Escola
EEEM Dionísio Lothário Chassot

Diretor
Melita Inês Gatto

Turma
Turma 2º ano 1

Número de alunos
18

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
Este trabalho foi gratificante porque percebia a cada etapa do trabalho o envolvimento das crianças no projeto. As aprendizagens iam acontecendo, naturalmente, fruto da curiosidade e da autoria de cada aluno. Eles foram sujeitos no processo de construção de sua aprendizagem, e eu como professora me senti gratificada por ser mediadora de tantas aprendizagens , destacando a participação dos pais como forma de apoio e incentivo.
Ana Maria Visotto Bulle | Professor(a)