Bem me quer, mal me quer
“ Eu e meus colegas aprendemos muito sobre as flores e quando eu tiver meus filhos vou querer compartilhar com eles tudo o que eu aprendi.
Ana Paula Calgaro | aluno(a)
“ Nossa família considera o trabalho com projetos muito significativo. Aprendemos juntos nesta caminhada. Pena que na nossa época de estudantes não havia projetos voltados para a cidadania.
Joelma Nardi | responsável
Expedição Investigativa
Durante a expedição o grupo estava empolgado e comentavam sobre tudo o que viam, exploravam de várias formas, olhando, tocando pedindo para anotar e fotografar. A maioria da turma também ficou interessada em entrevistar as pessoas que encontravam. Muitos detalhes chamou a atenção da turma, em, especial, as flores das árvores, as caídas no chão mesmo sendo inverno.
Objetivos
Desenvolver a curiosidade e a prática investigativa de cada aluno, a partir da importância das flores em nosso ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Professora de Bilologia, famílias, proprietários da Floricultura Scheffer, Sicredi e a Secretaria Municipal de Educação.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Diferentes gêneros textuais , caderno de pesquisa ( parlendas, versos, poesias, lenda( A Vitória Régia), bilhetes informativos, produção textual, história em quadrinhos, leitura deleite, cruzadinhas, caça- palavras, ditados, caixa de leitura, curiosidades, o que é , o que é, charges e tirinhas, interpretação textual.
Geografia: Diferentes paisagens.
Meio ambiente : Como manter um ambiente agradável, limpo e bonito, importância da água e do solo para as plantas, parte das plantas,cantinho verde.
Artes- Releituras, dobraduras, painéis, construção de maquetes, modelagem, pintura e colagens diversas.
Matemática – adição, gráficos, histórias matemáticas, tabelas, conjuntos, figuras geométricas.
Ensino Religioso. – Orações, Parábola do semeador, altarzinho da oração.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No retorno da expedição, cada aluno registrou o que mais lhe encantou através de um de um desenho, socializamos na roda de conversa e listamos em tópicos, os interesses/curiosidades dos alunos, a partir da votação chegamos a escolha do tema.