Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O porco amigo Foi muito bom participar do projeto, o porco amigo, porque eu aprendi muito, também gostei porque todos os colegas meus aprenderam. Como a dona Marcia veio na nossa escola para falar sobre os porcos. Eu e meus colegas perguntemos várias coisas como, a quantos quilos o porco pode chegar, etc. Eu avalio, de 0 a 100, dou nota 100. Esse projeto foi muito bom, para mim porque aprendi muitas coisas, que não sabia. Adorei o projeto o porco amigo.
Clara de Fatima Kummer | aluno(a)
O projeto, o porco amigo, se trata de um tema interessante, por ser próximo da realidade dos alunos. Pelas atividades que vimos no caderno e nos temas de casa, podemos ver o interesse e envolvimento dos mesmos. Ao mesmo tempo que, por ser um assunto do cotidiano dos alunos, surgiram muitas dúvidas, que puderam ser esclarecidas com as pesquisas, entrevistas e nas tarefas de casa. Nós mesmos, como pais, gostamos e aprendemos com o projeto.
Elidiane da Silva Trindade | responsável
Expedição Investigativa

Aconteceu na casa da aluna Vitória, fomos andando, chegando fomos bem recebidos pela proprietária Marceli, que nos mostrou toda a sua propriedade: açudes, falando sobre os peixes, os chiqueiros falando sobre a criação e os cuidados com o ambiente e o abate dos procos, o curral falando das vacas e do leite, que tira das mesmas. Os alunos observaram que criam galinhas soltas pelo pátio, observaram também, a vegetação da propriedade e as vertentes de águas. Foi muito interessante a visita.

Objetivos

Reconhecer os porcos como seres vivos, pertencentes ao grupo dos mamíferos, com necessidades vitais, diferenças e ver a utilidade dos mesmos para as pessoas.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto foi bem aceito pela comunidade envolvida , os alunos tiveram muito entusiasmo e curiosidades em suas pesquisas. A senhora Marceli proprietária ficou contente por ser convidada para falar com os alunos sobre o trabalho diário da propriedade. Comentou também, sobre a importância do trabalho de pesquisa e do tema escolhido ser do cotidiano dos alunos. comentou ainda , que ficou muito feliz em cooperar com o aprendizado dos alunos. Os pais também colaboraram.

Articulação com o currículo

os animais : os porcos
classificação; vertebrados e invertebrados, ovíparos e vivíparos .
ciclo de vida idade cronológica dos animais, tempo de gestação e formação;
tamanho, peso dos animais.
Medidas de tempo, massa, comprimento e capacidade.
Multiplicação, divisão, adição e subtração.
industrialização
produção
produção textual mudando o foco narrador, adjetivos, ação: ontem, hoje e amanhã, situações matemáticas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A culminância do projeto aconteceu através de uma integração com degustação de um lanche dos derivados do porco, com os alunos da turma do 3º ano, professores das disciplinas diversificadas da turma e diretora.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. José Rodrigues Cardoso

Turma


Número de alunos
14

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Mormaço

Cooperativa
SICREDI BOTUCARAÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MORMACO

Apoiadores
Sicredi SMCD

Foi muito bom trabalhar através de projetos , pois durante o desenvolvimento foram surgindo várias curiosidades dos alunos e também, novas descobertas construindo o saber coletivo. A interação dos alunos foi gratificante para mim, pois assim, sabíamos que estávamos desenvolvendo um trabalho, que despertou a curiosidade e interesses para um aprendizado ainda mais ineterssante.

Repercussão na mídia

1550am RdSoledade