SENTINDO E VIVENCIANDO AS ESTAÇÕES DO ANO
Expedição Investigativa
PASSEIO CURIOSO nos arredores da Escola e Praça Municipal
Objetivos
Estimular a criança a perceber e sentir as mudanças que acontecem em cada estação do ano.
Comunidade de Aprendizagem
• Técnico Agrícola Tonial Mudas (conversa)
• Professor Orlei (bate-papo)
• Médico ou enfermeira (palestra para pais e comunidade sobre doenças de inverno, prevenção/cuidados).
• Coral da entidade (apresentação)
• Crianças das turmas (apresentação das sementes)
Articulação com o currículo
Linguagem Matemática
Pequenos agrupamentos
Observação e manipulação
Noção de quantidade
Linguagem Oral
Expressões espontâneas
Relatar pequenos fatos
Falar claramente
Ampliar o vocabulário
Linguagem corporal, desenvolvimento físico e psicomotricidade
Locomoção
Equilíbrio
Mímicas
Posturas corporais
Observação
Freio inibitório
Lateralidade
Linguagem escrita
Familiarização com o alfabeto
Rabiscar
Distinguir objetos, figuras
Linguagem musical
Ritmo
Danças e cantos com gestos
Relaxamento e uso da imaginação
Brincadeiras e cantigas de roda
Linguagem plástica
Pintura
Desenho, modelagem, recorte, colagem
Amassar, rasgar e modelar
Ciências naturais e sociais
Consciência corporal e cuidados
Exploração do ambiente
Sensações físicas
Distinguir noite, dia, chuva, sol, quente, frio, agora, depois
Localização temporal e espacial
Alimentos/plantas
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema surgiu pelo interesse das crianças de observarem durante passeio diferentes sensações de temperatura num mesmo dia, bem como folhas das árvores caindo. O projeto foi apresentado ao Comitê Gestor e aprovado.