Cabeludo Pelado
“ A lagarta virou borboleta.
Kayene Portela | aluno(a)
“ Ficamos muito felizes ao ver nossos filhos chegando em casa contando sobre a lagarta. Nos surpreendemos ao assisti-los na peça de teatro que os pequenos fizeram. Muito Lindo
Alice Rambo | responsável
Expedição Investigativa
Em momentos de brincadeiras no pátio, os alunos encontram a lagarta. A Curiosidade foi tanta que todos se reuniram em volta para observá-la, uns chamavam os outros, alguns demonstram certo receio em se aproximar, outros demonstraram prazer, foram em busca de encontrar mais animaizinhos.: Todos demonstram grande curiosidade pelo animalzinho e interesse em descobrir mais sobre como vivia, onde vivia e o que comia.
Objetivos
Ampliar os conhecimentos a cerca dos insetos, seu habitat, alimentação, ciclo de vida e algumas curiosidades;
Entender a importância de cada animal da natureza;
Ampliar noções matemáticas, linguagem e conhecimentos científicos, através de atividades relacionadas ao assunto.
Comunidade de Aprendizagem
• Extensionista da Emater e Agrônomo – roda de conversa
Articulação com o currículo
Pré A e B:
- Filme – cineminha “lagarta e a Borboleta” – diálogo sobre o filme, sistematização em desenho; características da lagarta e da borboleta.
- Desenho da lagarta, explorando as cores;
- Roda de conversa sobre as curiosidades com professora de biologia;
- Contação de histórias
- Confecção de lagartas e borboletas explorando materiais reciclados;
- Observação da lagarta –
- Questionário sobre a lagarta com a família – sistematização em gráfico e tabela;
- Sacola da leitura – livros relacionados ao tema do projeto com a família;
- Confecção do ciclo de vida da borboleta através de massinhas;
- atividades de modelagem de lagarta, borboleta, etc.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
: Todos demonstram grande curiosidade pelo animalzinho e interesse em descobrir mais sobre como vivia, onde vivia e o que comia.