Borboleteando
“ "Profe, sabia que lá em casa de noite quando acendeu a luz logo veio borboleta, mas daí não é borboleta dai é mariposa porque gosta da luz"
João Gustavo de Oliveira | aluno(a)
“ Maravilhoso o trabalho realizado pela Profe, fazer com que crianças de 4 a 5 anos entendam, aprendam e apresentem todo um conteúdo de ciências como foi o "Borboleteando"não é tarefa facil. Mas eles aprenderam sim e nós pais também aprendemos juntos, além do conhecimento essas crianças ao se apresentarem vão perdendo a timidez e se soltando em público. Se sentiram importantes e realizados por aprender tudo sobre borboletas e explicar isso ao publico presente. Parabéns!
Eliane K. Bervian - mãe do Guilherme Bervian | responsável
Expedição Investigativa
A Professora trouxe a escola “casulos” que encontrou na rua, para surpresa de todos um deles se abriu e saiu à borboleta com asinha “quebrada/dobrada” que observamos. Deixamos o material recolhido na sala e no dia 02/06 quando iniciamos a aula vimos que havia nascido mais uma borboleta. O terceiro casulo começou a se abrir, mas a borboleta não conseguiu sair.
Objetivos
Estudar muitas coisas da vida da Borboleta.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias: para a pesquisa dos tipos de borboleta
Roda de conversa com a professora Maira: falar sobre os aspectos da borboleta.
Roda de conversa com a professora Miriam: falar sobre os aspectos internos da borboleta .
Roda de conversa com veterinária Deise: borboletas- características e curiosidades.
“Mão na Massa” com a professora Marilei: oficina de biscuit da Escola, produção de borboletas.
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita – expressão oral, formas de registro e leitura intuitiva.
Matemática – contagem oral, atributos, tamanho, cores.
Arte – técnicas de pintura, recorte e colagem, apreciação visual.
Natureza e sociedade – cuidados, preservação da espécie, importância para o meio ambiente.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No momento da expedição o grupo mostrou-se bastante interessado em acompanhar o que aconteceria com a borboleta, motivando a pesquisa.