Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Borboleteando "Profe, sabia que lá em casa de noite quando acendeu a luz logo veio borboleta, mas daí não é borboleta dai é mariposa porque gosta da luz"
João Gustavo de Oliveira | aluno(a)
Maravilhoso o trabalho realizado pela Profe, fazer com que crianças de 4 a 5 anos entendam, aprendam e apresentem todo um conteúdo de ciências como foi o "Borboleteando"não é tarefa facil. Mas eles aprenderam sim e nós pais também aprendemos juntos, além do conhecimento essas crianças ao se apresentarem vão perdendo a timidez e se soltando em público. Se sentiram importantes e realizados por aprender tudo sobre borboletas e explicar isso ao publico presente. Parabéns!
Eliane K. Bervian - mãe do Guilherme Bervian | responsável
Expedição Investigativa

A Professora trouxe a escola “casulos” que encontrou na rua, para surpresa de todos um deles se abriu e saiu à borboleta com asinha “quebrada/dobrada” que observamos. Deixamos o material recolhido na sala e no dia 02/06 quando iniciamos a aula vimos que havia nascido mais uma borboleta. O terceiro casulo começou a se abrir, mas a borboleta não conseguiu sair.

Objetivos

Estudar muitas coisas da vida da Borboleta.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias: para a pesquisa dos tipos de borboleta
Roda de conversa com a professora Maira: falar sobre os aspectos da borboleta.
Roda de conversa com a professora Miriam: falar sobre os aspectos internos da borboleta .
Roda de conversa com veterinária Deise: borboletas- características e curiosidades.
“Mão na Massa” com a professora Marilei: oficina de biscuit da Escola, produção de borboletas.

Articulação com o currículo

Linguagem oral e escrita – expressão oral, formas de registro e leitura intuitiva.
Matemática – contagem oral, atributos, tamanho, cores.
Arte – técnicas de pintura, recorte e colagem, apreciação visual.
Natureza e sociedade – cuidados, preservação da espécie, importância para o meio ambiente.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No momento da expedição o grupo mostrou-se bastante interessado em acompanhar o que aconteceria com a borboleta, motivando a pesquisa.

Ficha Técnica
Escola
Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada

Turma
Pré - nível A

Número de alunos
22

Educadores
Maira Pereira, Marsue C. Scheneider, Mirian Visoto

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
Essencial Assesssoria
Foi muito surpreendente a forma como todos reagimos diante da situação apresentada. Foi um alvoroço pedagógico: saímos pela escola atrás de algum professor das ciências biológicas que pudesse nos ajudar naquele momento. As crianças tinham orgulho em mostrar a quem encontrássemos pela escola, tanto que nossos casulos foram levados por outros professores para mostrar as suas turmas. Sem contar na motivação e curiosidade que surgiu em nosso grupo. Ficamos BORBOLETEANDO de alegria!
Jaqueline de Matos | Professor(a)