Eu, a Bruxa e o Lobo
Expedição Investigativa
Considerando que este grupo de crianças manifesta grande prazer por cantigas e brincadeiras abordando o personagem “lobo mau” foi disposto no tapete diversos objetos (brinquedos, fantoches, tecidos, sucatas...) e livros infantis inclusive com o personagem do lobo e bruxas. As crianças foram convidadas a explorar tais materiais manifestando maior interesse e encantamento pelos fantoches do lobo e bruxa e os livrinhos de historias acerca dos mesmos.
Objetivos
Desmistificar o medo das crianças em relação à imagem dos personagens LOBO e BRUXA, explorando o afeto, o cuidado e o “lado bom” das pessoas!
Comunidade de Aprendizagem
Caravana da leitura (Biblioteca Municipal) - Prof. Marcia Mattei, contação de historia e guia na visitação a Biblioteca Municipal.
Aluna Bianca, 3º ano, da escola IEENS Imaculada, visita a turma para contação de história.
Articulação com o currículo
Socioafetiva: expor nossos medos, ressignificar a imagem maldosa de tais personagens, estimular o carinho e o cuidado em nosso grupo.
Linguagem: expressão oral e gestual
Movimento: expressão corporal - brincadeiras de imitar, de roda, jogos interativos...
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
As crianças demonstram grande interesse nas cantigas que tratam destes personagens, solicitando a repetição varias vezes. Nesse sentido organizar o espaço com diversos materiais como brinquedos, livros, fantoches inclusive com referencia a bruxa e ao lobo foi encantador para as crianças que exploraram livremente estes materiais descartando espontaneamente aqueles que não tinham relação com os referidos personagens deixando claro seu interesse pelos mesmos.