Classificação: historias infantis
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu, a Bruxa e o Lobo
Expedição Investigativa

Considerando que este grupo de crianças manifesta grande prazer por cantigas e brincadeiras abordando o personagem “lobo mau” foi disposto no tapete diversos objetos (brinquedos, fantoches, tecidos, sucatas...) e livros infantis inclusive com o personagem do lobo e bruxas. As crianças foram convidadas a explorar tais materiais manifestando maior interesse e encantamento pelos fantoches do lobo e bruxa e os livrinhos de historias acerca dos mesmos.

Objetivos

Desmistificar o medo das crianças em relação à imagem dos personagens LOBO e BRUXA, explorando o afeto, o cuidado e o “lado bom” das pessoas!

Comunidade de Aprendizagem

Caravana da leitura (Biblioteca Municipal) - Prof. Marcia Mattei, contação de historia e guia na visitação a Biblioteca Municipal.
Aluna Bianca, 3º ano, da escola IEENS Imaculada, visita a turma para contação de história.

Articulação com o currículo

Socioafetiva: expor nossos medos, ressignificar a imagem maldosa de tais personagens, estimular o carinho e o cuidado em nosso grupo.
Linguagem: expressão oral e gestual
Movimento: expressão corporal - brincadeiras de imitar, de roda, jogos interativos...

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

As crianças demonstram grande interesse nas cantigas que tratam destes personagens, solicitando a repetição varias vezes. Nesse sentido organizar o espaço com diversos materiais como brinquedos, livros, fantoches inclusive com referencia a bruxa e ao lobo foi encantador para as crianças que exploraram livremente estes materiais descartando espontaneamente aqueles que não tinham relação com os referidos personagens deixando claro seu interesse pelos mesmos.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Mundo da Criança

Turma
Pré - Maternal 1

Número de alunos
17

Educadores
Denise Sipp e Lucia Bellini

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
ESSENCIAL CONSULTORIA
Explorar o imaginário infantil foi prazeroso na medida em que as crianças puderam expressar suas angustias, medos ao mesmo tempo em que foram superando tais receios, muito embora, a brincadeira preferida ainda é brincar de “lobo e bruxa que pegam”.
Jaqueline | Professor(a)