Como o corpo humano reage diante as emoções do dia a dia
“ Nós percebemos durante nosso projeto que as pessoas podem ter emoções no dia a dia boas ou ruins, dependendo das atitudes de outras pessoas com a gente. Se fizermos coisas boas às pessoas se sentiram bem e se tivermos atitudes ruins as pessoas podem até ter uma depressão ou alguma outra doença.
Ana Júlia Neis | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição aconteceu no pátio da escola durante vários recreios, sendo que as crianças levantaram vários questionamentos: Por que as pessoas têm pressa? Por que eles gritam tanto? Por que elas tiram sarro uma das outras? Por que elas debocham? Por que as pessoas deixam outras tristes? Por que as pessoas brigam? Por que as pessoas choram e dali um pouco já está dando risada? Assim o tema que norteou o projeto foi as reações no corpo humano causadas pelas atitudes do dia a dia.
Objetivos
Observar como as crianças se relacionavam umas com as outras:
Que os estudantes tenham mais respeito, sejam solidários, compreensivos, com alteridade;
Tenham capacidade de discernir ideias;
Tenham capacidade de discutir, expor suas ideias;
Melhorem seu comportamento; Pense antes de agir;
Conheça o ser humano físico e mental através de pesquisas: Aprenda ler fluentemente, interpretar, produzir; Aprenda a se localizar e conhecer outros países através de mapas; Aprenda as quatro operações.
Comunidade de Aprendizagem
Grupo escolar, familiares, médico, psicóloga.
Articulação com o currículo
Português: leitura, produção escrita, oralidade.
Matemática: subtração, grandezas e medidas, tabela, multiplicação, divisão, sistema monetário.
História: sociedade, escravidão; linha do tempo.
Geografia: localização, mapas políticos, países com o maior índice de doenças causadas pela depressão.
Ciências: sistema imunológico, doenças causadas pela depressão, remédios para depressão.
Ensino religioso: atitudes, valores, respeito e bem estar, valores no passado e hoje.