Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Minhoca não é Cobra "Descobri que minhoca não é cobra e cobra não é minhoca. A minhoca não morde, só a cobra. A minhoca rasteja debaixo da terra, a cobra encima. A minhoca come comida podre. A prof. trouxe minhocas para nós de verdade elas eram marrom, parecem meio estranhas. Aprendemos uma musiquinha: Minhoco, minhoco você parece um louco, beijou na boca errada..."
RUI PIETRO NICOLODI BERTICELLI - 3 anos (Aluno do Maternal B) | aluno(a)
"Acompanhar as atividades de nossos filhos é maravilhoso, mais ainda quando o trabalho se mostra empolgante e muito interessante. Percebi que minha filha passou a olhar o seu meio com outros olhos. Tudo parece mágico aos olhos dela. As professoras tem desenvolvido projetos maravilhosos como esse da minhoca. A Natália adorou todas as atividades, pois cada dia chegava com uma novidade e um conhecimento movo."
DANIELA BORGES BORTOLOMEDI | responsável
Expedição Investigativa

A turma do Maternal B saiu para uma investigação, procurando por bichinhos grandes ou pequenos no Parque Municipal e seus arredores. Naquele dia todos estavam muito animados e curiosos, confeccionamos lupas para levar. Tudo chamava a atenção, em meio as descobertas viramos um pau e embaixo dele tinha duas minhocas, uma grande e uma pequena, no início gritaram que era uma cobra e se espantaram, chegamos perto com a lupa e eram minhocas, mamãe e filhinho disseram, mas cadê o papai?

Objetivos

Fazer com que os alunos compreendam dúvidas e conceitos sobre as minhocas e cobras, sentindo o prazer da descoberta, criando, aprendendo, produzindo e crescendo na sua aprendizagem.

Comunidade de Aprendizagem

Os pais se envolveram no projeto através de relatos dos filhos e na colaboração com a entrevista que lhes foi atribuída. Os demais membros da escola participaram no prestígio das atividades realizadas, principalmente na culminância do mesmo, colaborando sempre que necessário.

Articulação com o currículo

Dentro do eixo Natureza e seres vivos procurei desenvolver:
Exploração e manuseio de diferentes materiais como terra, massinhas, minhocas, etc...
Diferentes linguagens, cores, formatos, números;
Desenho livre e exercício da oralidade;
Desenvolver a imaginação e criatividade;
Exercitar a memória em diferentes situações;
Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
Diferentes sons e imagens;
Diferentes tipos de animais e suas características;
Histórias diversas;


Ficha Técnica
Escola
EMEI Sonho de Criança

Turma
Maternal B

Número de alunos
16

Educadores
Diana Kerber Cansi e Angelita de Moraes Veiga

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Mormaço

Cooperativa
SICREDI BOTUCARAÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SOLEDADE

"Achei que o nosso projeto foi muito importante e enriquecedor, pois o assunto "minhoca" despertou interesse e tornou as aulas mais motivadoras. Acredito que trouxe novos aprendizados e trocas de conhecimento por parte de todos os envolvidos, alunos, pais e professoras. Mostraram interesse em todas as atividades, trouxeram de casa questionamentos e curiosidades. O envolvimento no projeto foi satisfatório e muito bom."