EDUCAÇÃO E CULTURA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Expedição Investigativa
A escola é o espaço social que vem após a família, portanto, todos (direção, professores, funcionários, parceiros da escola) temos a responsabilidade de oferecer aos alunos propostas éticas, para que consigam atender as necessidades do mundo atual.
Realizou-se reuniões por turmas e com os pais, que foram discutidas as necessidades da escola, sendo essa última evidenciada. A partir das necessidades, surgiu a pergunta exploratória: O que a escola pode contribuir para sua vida em 2014?
Objetivos
Proporcionar atividades culturais e esportivas, visando o desenvolvimento da criatividade, da motivação, da auto-estima e o gosto pela escola.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade é formada por alunos, professores , funcionários , comissões de pais e apoiadores financeiros que ajudam no desenvolvimento das ações realizadas na escola. A participação é constatada na efetivação das atividades com os alunos.
Articulação com o currículo
Serão realizadas ações por turma, a partir das aspirações dos alunos e dos professores. Os professores terão uma ação com o foco na aprendizagem destinada a cada turma e além disso, haverá grupos multisseriados de alunos, que participarão das ações culturais que contribuem para formação do cidadão crítico, cooperativo e que possa retribuir essa aprendizagem na comunidade que está inserido.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após todos terem opinado a respeito da pergunta exploratória, foi realizado levantamento das ações a serem implementadas nas turmas, as quais foram avaliadas por uma comissão de alunos do 9º ano e pais representantes de turmas, a fim de selecionar as ações de maior interesse da comunidade escolar para 2014.