Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

(Re) Construindo Vínculos: Espaço de leitura Fiquei muito contente em receber a turma em minha casa, para ler historinhas para meu pai que é analfabeto
Natacha | aluno(a)
Expedição Investigativa

Vendo a importância de se ter um olhar especial à leitura e à escrita de nossa turma primeiramente fizemos uma pesquisa, realizando uma entrevista com os familiares a fim de detectar o grau de importância que a leitura e a escrita exercem nas famílias. De posse dos resultados, vimos que as famílias mesmo não tendo tanto acesso a materiais de leitura e escrita veem o saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania.

Objetivos

Promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos por meio de uma proposta que vise a favorecer o exercício de seus direitos, capacitando-os a participar efetivamente da sociedade.
Estimular os alunos a querer descobrir os significados dos escritos e a produzir seus próprios textos;
Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para ampliação do conhecimento.

Comunidade de Aprendizagem

Escola, família e alunos

Articulação com o currículo

Através da leitura, os alunos irão desempenhar melhor suas atividades nas diversas disciplinas


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Maria Fortunata Armanini

Turma
3 ano

Número de alunos
21

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sarandi

Cooperativa
SICREDI REGIÃO DA PRODUÇÃO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SARANDI

Um grande desafio me foi lançado, alfabetizar alunos do ensino fundamental, os quais apresentavam defasagem na aprendizagem. Entendendo que a leitura é a base para todas as disciplinas e áreas do conhecimento, independente da idade/série do aluno me propus a promover o projeto de estímulo à leitura, para incentivá-los a ler.