Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCADEIRA DE CRIANÇA
Expedição Investigativa

Roda de conversa

Objetivos

Utilizar a ludicidade como ferramenta principal para dar sentido ao processo de ensino aprendizagem tendo como horizonte que se pode aprender brincando. Fazer um resgate da história das brincadeiras "de antigamente", como parte de um processo de não se deixar perder este patrimônio histórico e cultural brasileiro.

Comunidade de Aprendizagem

Não Há

Articulação com o currículo

Artes: oficina para confecção dos materiais usados nas brincadeiras. Confecção de convite para que as outras crianças viessem brincar tamém.
História: Como eram montadas estas brincadeiras, quem brincava e como brincavam.
Geografia: lugares do Brasil de onde vieram as brincadeiras.
Português: construção de textos sobre as brincadeiras, recortes sobre crianças brincando e confecção de cartaz. lista dos tipos de brincadeiras de hoje em dia.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Paulo Freire

Turma
2º ano

Número de alunos
20

Estado
Mato Grosso

Município
Marcelândia

Cooperativa
SICREDI NORTE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MARCELANDIA

Fomos construindo formas novas de aprender a partir do uso de brincadeiras outrora normais e corriqueiras e que estã se perdendo com a modernidade.