Aprendendo com a água
“ Minha filha está sempre chamando atenção para economizar água. Ao lavar a louça, sempre diz "mãe, não pode deixar a torneira ligada. Eu achei muito interessante porque ela aprendeu a importância de preservar a água com o projeto Aprendendo com a água, que é uma forma de alertar e conscientizar a todos sobre a falta de água no mundo.
Luciana Maria Denardi | responsável
Expedição Investigativa
Berçário: os bebês visitaram alguns espaços do CMEI para reconhecer onde tem água.
Pré I e Pré II: as crianças foram ao lado do CMEI visitar uma caixa d’água que distribui a água para a população do distrito de Barão de Lucena.
Foram atendidos por um funcionário da prefeitura que é responsável pela caixa d’água.
Objetivos
Reconhecer a importância, as utilidades e a necessidade de preservar a água
Comunidade de Aprendizagem
A professora levou uma tartaruga para as crianças verem um animal que mora na água. As crianças do Pré-escolar II foram até uma parreira da comunidade para conhecerem a irrigação das uvas, plantas e de uma horta. A enfermeira do Posto de Saúde foi até o CMEI para uma conversa com as crianças sobre os cuidados com o corpo e os dentes (higiene).
Articulação com o currículo
Interações e brincadeiras envolvendo atividades de: natureza e sociedade, animais da água, plantas, higiene corporal e do ambiente, alimentos, chuva, economia e desperdício da água, meios de transporte, poluição, frutas, esquema corporal, chuva
Matemática: formas geométricas, classificação, seriação, contagem, quantidade, numeração
Linguagem Oral e Escrita: identificação das letras, ampliação de vocabulário, receita, contação de histórias
Arte: pintura, colagem, recorte, cores, modelagem, cooperação
Movimento: dramatização
Música: músicas.