Classificação: .
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Animais de Estimação
Expedição Investigativa

Foi realizado um passeio exploratório no trajeto da escola até o Clube Caça e Pesca para para observação dos alunos sobre os animais.
Após a observação das crianças, o que mais chamou a atenção das mesmas foi uma cachorrinha, a qual deram o nome de “Kika”, ela estava com uma de suas pernas machucada, o que dificultava sua locomoção, mesmo assim interagiu com as crianças, acompanhando-as até a saída do Clube.

Objetivos

Conhecer os animais identificando os que são de estimação;
Conhecer a classificação dos animais (aves, mamíferos, anfíbios, repteis e insetos);
Estimular os cuidados que devemos ter com os animais em geral;

Comunidade de Aprendizagem

Moara Siqueira – Veterinária – Roda de Conversa com os alunos sobre os animais

Articulação com o currículo

- Português (Leitura, oralidade e linguagem);
- Artes Visuais (desenhos, pinturas, rasgaduras, colagens e dobraduras);
- Educação Física (músicas, brincadeiras e expressão corporal);
- Ciências (Hábitos de higiene, cuidados com os animais, alimentação, como os cachorros nascem?);
- História e Geografia (onde os cachorros vivem?);
- Matemática (noção de tamanhos: pequeno, médio e grande).


Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a chegada na escola, foi realizada uma roda de conversa, com o destaque para a cachorra “Kika”, onde foi conversado sobre o que teria acontecido com ela e o que teria causado o machucado na sua perna, quais os cuidados que devemos ter com os animais, os cuidados com alimentação, vacina, higiene.

Ficha Técnica
Escola
EMEI Antonieta Gindri Reghelin

Turma
Pré B/Turno: Manhã

Número de alunos
24

Educadores
Monitora Leticia Zucco

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Jaguari

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JAGUARI

Apoiadores
Clube Caça e Pesca

Assessoria Pedagógica
ESSENCIAL
Para mim foi uma surpresa muito agradável trabalhar neste projeto juntamente com colegas professoras e alunos, atenciosos, dedicados e muito curiosos. O Programa trouxe maiores contribuições para as práticas de sala de aula.Foi possível perceber o tamanho do interesse, comprometimento e dedicação pra trabalhar com o projeto. Momentos de criatividade, alegria e entusiasmo.
Cláudia Prina Righi | Professor(a)