Cooperando com Meio Ambiente
Expedição Investigativa
A expedição investigativafoi nos arredores da escola e foii uma estratégia metodológica que proporcionou aos alunos lançar um novo olhar ao objeto de estudo, ou seja, o terreno ao lado da escola. Os alunos visitaram o terreno sendo desafiados a olhar o mesmo como se fosse o primeiro contato, a primeira visita.
Ao voltar para a sala de aula foi possível observar através dos relatos que a observação foi detalhada e minuciosa, devido à riqueza dos detalhes evidenciados
Objetivos
Quem cuida do que é público? Quem cuida da natureza?
Comunidade de Aprendizagem
Professores, pais, serviçais da escola e o Engenheiro Agrônomo Roberto Coletti e UERGS - Departamento do meio ambiente- Gustavo Lazzaretti
Articulação com o currículo
*Geografia: tipo de solo e relevo do terreno
*História: pesquisa sobre a utilização do terreno antigamente
*Matemática: medir a área do terreno
*Ciências: classificação da vegetação e tipos de vegetação que podem ser introduzidas no local
*Português: confecção do folder
*Artes e Educação física: restauração da capelinha
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No dia 24/09/2015 realizamos a roda de conversa, os alunos realizaram a leitura da memória e através de apontamentos fomos elencando os itens obervados:
lixo
Colchão
capela destruída
plástico
fezes de animais
Lata de tinta
animais mortos
roupas
restos de alimentos
cheiro ruim
solo arenoso
mato
cobertores na fonte
fonte suja
panela
latas de refrigerante e cerveja
cigarro
vegetação
terreno não é plano
rato
insetos
Após a anális