Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
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Projeto

Cooperando com Meio Ambiente
Expedição Investigativa

A expedição investigativafoi nos arredores da escola e foii uma estratégia metodológica que proporcionou aos alunos lançar um novo olhar ao objeto de estudo, ou seja, o terreno ao lado da escola. Os alunos visitaram o terreno sendo desafiados a olhar o mesmo como se fosse o primeiro contato, a primeira visita.
Ao voltar para a sala de aula foi possível observar através dos relatos que a observação foi detalhada e minuciosa, devido à riqueza dos detalhes evidenciados

Objetivos

Quem cuida do que é público? Quem cuida da natureza?

Comunidade de Aprendizagem

Professores, pais, serviçais da escola e o Engenheiro Agrônomo Roberto Coletti e UERGS - Departamento do meio ambiente- Gustavo Lazzaretti

Articulação com o currículo

*Geografia: tipo de solo e relevo do terreno
*História: pesquisa sobre a utilização do terreno antigamente
*Matemática: medir a área do terreno
*Ciências: classificação da vegetação e tipos de vegetação que podem ser introduzidas no local
*Português: confecção do folder
*Artes e Educação física: restauração da capelinha

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No dia 24/09/2015 realizamos a roda de conversa, os alunos realizaram a leitura da memória e através de apontamentos fomos elencando os itens obervados:
lixo
Colchão
capela destruída
plástico
fezes de animais
Lata de tinta
animais mortos
roupas
restos de alimentos
cheiro ruim
solo arenoso
mato
cobertores na fonte
fonte suja
panela
latas de refrigerante e cerveja
cigarro
vegetação
terreno não é plano
rato
insetos
Após a anális

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antonio

Turma
7° ano

Número de alunos
17

Educadores
10

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Soledade

Cooperativa
SICREDI BOTUCARAÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SOLEDADE

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
Com este projetos entendemos que a comunidade é parte integrante do meio ambiente e precisa ser conscientizada da necessidade de interagir com a escola preservando o meio ambiente de forma responsável e positiva,exercendo assim nosso papel de cidadão consciente e ativo frente aos problemas ambientais.
Miriane Trindade Loureiro | Professor(a)