Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Papai e a mamãe precisam trabalhar
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada em um sítio no interior do município, o proprietário é o pai da aluna Lucila, lá vimos o pai da aluna trabalhando, colhemos milho verde, chegamos na escola e fizemos bolo de milho . Os educandos ficaram encantados com o que viram e fizeram.

Objetivos

Conhecer as diversas profissões dos pais e incluir os pais na comunidade escolar.

Comunidade de Aprendizagem

A padeira Olga abriu as portas da sua padaria e ensinou meus alunos a fazer pão. Com a maior paciência explicou para cada um como era seu trabalho e também fez pão com eles, deu os pães que eles fizeram junto com ela para eles levarem para escola, os alunos ficaram encantados com a emocionante experiência de entrar na cozinha e confeitaria, ver as enormes máquinas e entender como funciona a padaria Popular

Articulação com o currículo

As disciplinas trabalhadas no jardim III são linguagem oral e escrita, matemática, ciências naturais e sociais, artes visuais e expressão corpora. Porém a disciplina principal trabalhada no presente projeto foi ciências sociais e tudo destacando os princípios da cooperação e cidadania , trabalhando sempre com atividades lúdicas e concretas e sempre envolvendo a realidade dos alunos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Primeiro fizemos uma roda de conversa sobre tudo que vimos e depois eu pedi para os alunos desenhar o que mais gostaram.

Ficha Técnica
Escola
Centro de Educação Infantil Primeiros Passos

Diretor
Jeane knorst

Turma
jardim III a

Número de alunos
15

Estado
Mato Grosso

Município
Itanhangá

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ITANHANGA

Assessoria Pedagógica
MARCIA REGINA GERENTE BECKER
O maior desafio em trabalhar a metodologia de projetos é ser um professor mediador do conhecimento interagindo com a realidade dos meus alunos, sendo um facilitador das suas descobertas. Considerando também que, na educação infantil, o lúdico deve estar sempre presente como estratégia de aprendizagem, pois, sem motivação e interesse a aprendizagem fica comprometida, sem prazer não há escola com alegria e pedagogia prazerosa que todos queiram participar.
Elizangela Cristina Bernardes Contreras | Professor(a)