Descobrindo o mundo dos animais.
“ O projeto realizado, descobrindo o mundo dos animais foi de grande importância na vida do meu filho João Pedro, pois além de ser trabalhado o conteúdo em sala de aula, ele pode conhecer na prática, como eles vivem e se alimentam, fazendo com essa experiência uma maquete para demostrar a visita. E para encerrar foi realizado a feira de ciência com a visitação dos pais, com trabalhos muito criativos realizados a partir de materiais recicláveis.
Lucilene Pasternak | responsável
Expedição Investigativa
O projeto Descobrindo o mundo dos animais, surgiu do interesse das crianças, à partir da expedição investigativa na fazenda experimental do Colégio Agrícola Arlindo Ribeiro, através da boa pergunta, quais são os animais que encontramos no nosso passeio? Nossos alunos puderam observar os animais existentes, visitar o lugar onde moram, perguntar aos estudantes que acompanharam o passeio sobre sua alimentação, puderam pegar e acariciar alguns animais como a galinha e o coelho.
Objetivos
Despertar o interesse dos alunos, em descobrir o mundo dos animais, apontando suas características, a diversidade das espécies, a utilidade para os seres humanos e principalmente desenvolver atitudes de respeito e cuidado com os mesmos.
Comunidade de Aprendizagem
Visita e conversa na chácara Flabel, com a proprietária Kelim Flareço, que explicou como são desenvolvidos os cuidados com os animais, bem como, deixando as crianças se aproximarem dos animais, alimentando-os. Também contamos com o apoio da estagiária Franciele, que juntamente com os alunos confeccionou uma trilha dos animais. Foi realizada uma feira de ciências no colégio Sesi, confeccionando um ambiente propício e aconchegante, realizando uma mini chácara.
Articulação com o currículo
Matemática: Relacionar quantidades aos números trabalhados, representar quantidades através do desenho, realizar estimativas com relação a tamanhos e quantidades, estabelecer relações de semelhança e diferença.
Linguagem oral e escrita :Relatar vivências e observações de acordo com a sequência lógica temporal dos fatos, reproduzir oralmente músicas conhecidas e aprendidas, utilizar o desenho como forma de registro e comunicação, brincar espontaneamente com poemas, parlendas e adivinhas aprendidas.
Identidade e autonomia: Participar na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade, respeito e ajuda na relação com os outros.
Natureza e sociedade: Reconhecer atitudes de cuidado com os animais, conhecer pequenos animais e vegetais por meio de sua criação e cultivo.