o elefante verde
Expedição Investigativa
Iniciou-se uma discussão em sala através da escrita de palavras com a letra C como: cordeiro, coelho, cenoura, entre outras palavras solicitadas foi citada a palavra CICA, neste momento houve o interesse dos alunos em querer saber o que era CICA, foi mostrado então a embalagem do extrato de tomate elefante que era fabricado pela empresa CICA.A lata de extrato de tomate elefante chamou a atenção dos alunos. A partir desta curiosidade, iniciamos o projeto.
Objetivos
Estimular o processo associativo de imagens buscando a compreensão da escrita de palavras através das embalagens que possuem animais como mascotes, fomentando a questão do respeito, cuidados e carinho com os animais e seus semelhantes.
Comunidade de Aprendizagem
Pesquisa com os profissionais da educação na escola
Entrevista com os pais, roda de conversa com um personagem do circo, correspondencia com a empresa que fabrica o extrato de tomate, envolvimento da turma do 5º ano em atividades de leitura e passeio na biblioteca. Colaboração da secretaria de educação e comunidade através de materiais para confecção de fantasia e brinquedos e envolvimento da família na confecção dos mascotes e envio de uma receita com extrato de tomate.l
Articulação com o currículo
Linguagem: leituras de leite, escrita de palavras, produção de texto, bilhetes, cartas, cartazes, convites, receitas, entrevistas, dicionário, rótulos e embalagens, feminino e masculino e desenvolvimento da oralidade.
Matemática: calendário, quantidades, medidas de comprimento e capacidade, superfície( leve e pesado), adição, leitura e escrita de números, números ordinais, dezena, gráficos com leitura e interpretação de dados.
História: história e origem do mascote, respeito as diferenças (dumbo), hábitos e atitudes como: cooperação, solidariedade, respeito, carinho e cuidados com os animais e seus semelhantes.
Geografia:, habitat natural, preservação dos animais e maus tratos, animais em extinção.
Ciências: animais domésticos e selvagens, aquáticos e terrestres, mamíferos e ovíparos, alimentação.
Artes: cores, sucatas, desenhos, maquete, reciclagem de papel para confecção de objetos, músicas e teatro.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Em sala de aula organizamos uma votação para decidir o nome do nosso projeto, já que foram dadas três opiniões de nomes. A mais votada foi: O elefante verde.