conhecendo Itanhanga
Expedição Investigativa
Saímos da sala de aula no dia 27 de maio de 2015 para fazermos o contorno das quadras previamente determinadas. Os alunos trouxeram equipamentos eletrônicos para gravação. À medida que parávamos para conversar com moradores, eles iam gravando a conversa e também anotando em papel. Ficaram encantados com as construções em andamento e outras paradas.
Objetivos
Conhecer as transformações ocorridas na cidade, observando que a ação humana tem influencias no meio ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Após a expedição investigativa e a elaboração do relatório, convidamos o pioneiro Paulo Cesar Dapper para ir à sala de aula. Este contou como foi difícil no começo, principalmente por causa da escassês no atendimento à saúde e à educação. Convidamos também o pedreiro José Carlos, que trouxe algumas ferramentas usadas em seu trabalho para mostrar aos alunos e comentar como são usadas. Também convidamos os pais dos alunos para fazermos uma roda de conversa
Articulação com o currículo
Registro ao retornar para a sala de aula: Português: relatório da expedição, entrevistas com pioneiro e pedreiro, produção de diversos gêneros textuais, leitura e interpretação de texto; geografia – representação do espaço, paisagens naturais e transformadas. Matemática, trabalhamos principalmente com as medidas: de tempo, de capacidade, etc, área, perímetro. Foi uma ótima oportunidade para manusearem o metro como instrumento de medida. Pois as construções são feitas por metros quadrados. História- história do mato Grosso, história de Itanhangá, processo de migração; artes- construção de maquetes, confecção de cartazes, convites e lembrancinhas para a Mostra do projeto na escola.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após analisar todas as fotos, imagens e informações obtidas na expedição investigativa a turma interessou-se pelas a construções da cidade, para conhecer mais sobre a cidade e o seu desenvolvimento.
Conselho para definir o nome do projeto fomos anotando no quadro o que vimos durante a expedição. Ao final decidimos que o nome do projeto seria: Conhecendo Itanhangá