Classificação: historia
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

conhecendo Itanhanga
Expedição Investigativa

Saímos da sala de aula no dia 27 de maio de 2015 para fazermos o contorno das quadras previamente determinadas. Os alunos trouxeram equipamentos eletrônicos para gravação. À medida que parávamos para conversar com moradores, eles iam gravando a conversa e também anotando em papel. Ficaram encantados com as construções em andamento e outras paradas.

Objetivos

Conhecer as transformações ocorridas na cidade, observando que a ação humana tem influencias no meio ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

Após a expedição investigativa e a elaboração do relatório, convidamos o pioneiro Paulo Cesar Dapper para ir à sala de aula. Este contou como foi difícil no começo, principalmente por causa da escassês no atendimento à saúde e à educação. Convidamos também o pedreiro José Carlos, que trouxe algumas ferramentas usadas em seu trabalho para mostrar aos alunos e comentar como são usadas. Também convidamos os pais dos alunos para fazermos uma roda de conversa

Articulação com o currículo

Registro ao retornar para a sala de aula: Português: relatório da expedição, entrevistas com pioneiro e pedreiro, produção de diversos gêneros textuais, leitura e interpretação de texto; geografia – representação do espaço, paisagens naturais e transformadas. Matemática, trabalhamos principalmente com as medidas: de tempo, de capacidade, etc, área, perímetro. Foi uma ótima oportunidade para manusearem o metro como instrumento de medida. Pois as construções são feitas por metros quadrados. História- história do mato Grosso, história de Itanhangá, processo de migração; artes- construção de maquetes, confecção de cartazes, convites e lembrancinhas para a Mostra do projeto na escola.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após analisar todas as fotos, imagens e informações obtidas na expedição investigativa a turma interessou-se pelas a construções da cidade, para conhecer mais sobre a cidade e o seu desenvolvimento.
Conselho para definir o nome do projeto fomos anotando no quadro o que vimos durante a expedição. Ao final decidimos que o nome do projeto seria: Conhecendo Itanhangá

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE

Turma
5º ano C Turno: Vespertino

Número de alunos
24

Estado
Mato Grosso

Município
Itanhangá

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ITANHANGA

Meu encantamento pelas atividades desenvolvidas começou já na expedição investigativa, ao ver os alunos observando com espanto as construções em andamento e outras inacabadas e entrevistando moradores e trabalhadores. Percebi que eles ficaram encantados com tudo. Meu encantamento continuou durante as aulas seguintes quando entrevistamos um pioneiro da cidade e um pedreiro, e partindo disso, fizemos várias aulas práticas para aplicar conteúdos de forma interdisciplinar.