Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

História 2.0: o uso das fotonovelas É uma atividade mais divertida e ao mesmo tempo aproxima do conteúdo, e com isso, nos faz a gente viajar na história. Além disso, ao trabalharmos com fotonovela nos auxilia na escrita.
Camille Vitória da Silva Silveira | aluno(a)
Expedição Investigativa

Após conversa com os alunos e do seu desconhecimento do que era uma fotonovela, além da importância da fotografia no universo jovem, em que a “selfie” faz parte do cotidiano. Por isso, optou-se por recorrer a uma tecnologia que lhes é comum e aplicá-la ao conteúdo de história. A pergunta exploratória é através da produção de uma imagem (fotonovela) somos capazes de observar a visão que o aluno tem do passado? Quais as dúvidas que são suscitadas durante a realização do projeto?

Objetivos

Estimular os alunos a pensar sobre a História através da realização de um trabalho sobre acontecimentos históricos, sendo que ao final da atividade os alunos terão um produto visual, a fotonovela.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade é formada por alunos, professores, funcionários, comissões de pais e apoiadores financeiros que ajudam no desenvolvimento das ações realizadas na escola. A participação é constatada na efetivação das atividades com os alunos.

Articulação com o currículo

* Investigar o que os alunos têm de conhecimento sobre as Divãs do Rádio e sobre a importância do rádio na política durante a Era Vargas: Era Vargas (1930-1945) – Divãs do rádio;

* Percepção de dúvidas antes não apresentadas, pois o aluno terá de se confrontar com uma realidade muito distante: Era Vargas (1930-1945) – Divãs do rádio;

* Reconhecer a importância de diferentes meios de comunicação: Era Vargas (1930-1945) – Divãs do rádio;

* Dar suporte para que o aluno participe de todos os processos para a produção da fotonovela: Era Vargas (1930-1945) – Divãs do rádio.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os alunos devem participar de todos os momentos, o projeto foi apresentado a eles num primeiro momento e foi aceito. Mas, o desafio maior foi lançado a eles, que é trabalhar em grupo e reconhecer e valorizar as aptidões e talento de cada um dos colegas. Serão realizadas rodas de conversa para debater como o trabalho está sendo realizado e quais as dificuldades enfrentadas e desafios superados pelo grupo.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Leonor Pires de Macedo

Diretor
Patrícia Marquet Michelotti

Turma
8 e 9 ano - História

Número de alunos
11

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Trabalhar com fotonovela é muito interessante, pois empodera o aluno ao inseri-lo em todas as etapas de sua produção, desde o texto, passando pela realização das imagens e a sua edição.
Diosen Marin | Professor(a)