Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A turma da Piscina
Expedição Investigativa

A turminha saiu com o transporte escolar, atentos ao trajeto, lembrados constantemente da pergunta norteadora. Ao chegar ao local os alunos explicaram que estavam fazendo uma expedição investigativa e que desejavam ver tudo, nos primeiros instantes foram surpreendidos por um cachorro que só queria brincar, muito gritos se misturaram as gargalhadas. Impressionados com a quantidade de árvores, logo foram atraídos por uma pequena piscina, rapidamente todos estavam unidos.

Objetivos

Despertar nos educandos, o olhar de pesquisadores no dia a dia, reconhecendo que todo lazer e diversão que a piscina traz, está repleto de responsabilidades e cuidados que envolvem a todos, com ações que demandam cooperação e cidadania, integradas as competências e habilidades as quais resultam em uma aprendizagem significativa.

Comunidade de Aprendizagem

Família – nas pesquisas com informações de casa e da vizinhança, instigando a pesquisar os vizinhos da rua. Na apresentação da peça teatral, na tarde de confraternização na piscina, e na culminância do projeto.Comunidade – foram envolvidos no projeto através de entrevistas, e apresentação da peça teatral, e culminância.Sociedade: Dona Lizete: acolhendo a turma em sua propriedade na Expedição Investigativa. Proprietário do Balneário Recanto

Articulação com o currículo

Expedição investigativa: leitura de mundo através do conhecimento da comunidade, exercendo o diálogo, respeito com os colegas e professora, motorista do transporte escolar e a dona da propriedade.
Registro ao retornar da expedição: Arte - Artes visuais: desenho da expedição trajeto e propriedade.Maquete: geografia – representação de espaço. Elementos naturais e construções humanas.
Arte: criatividade. Português: construção e organização das ideias para a apresentação. Destaque para os princípios de cooperação, empreendedorismo, diálogo, respeito e diversidade, nos momentos de construir, apresentar e apreciar as apresentações dos outros grupos.
Conhecer os tipos de piscinas.Pesquisa/entrevista: Você (aluno) tem piscina? Como é? Seus vizinhos tem piscina? Na sua rua quantos tem piscina?Entrevista com os funcionários da Escola para saber: Você gosta de piscina? Por quê?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na escolha do tema do projeto realizou-se o conselho de grupo, como elemento condutor foi o registro descrevendo o que encontramos na propriedade. Houve o momento individual, no qual a professora foi registrando no quadro, depois uma análise e agrupamento dos elementos destacados, no caso; porco, papagaio e piscina, quando a aluna Camila fez a argumentação em prol da piscina. A turma toda aderiu à ideia, ninguém mais quis argumentar sobre os outros temas.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE

Turma
1º C

Número de alunos
22

Estado
Mato Grosso

Município
Itanhangá

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ITANHANGA

Apoiadores
Martinello

A metodologia do Programa A União Faz a Vida, vem ao encontro com uma aprendizagem significativa, exemplo este vivenciado pelos alunos do 1º Ano C, que elegeram a Piscina como tema do projeto da turma. Sendo este o motivador de pesquisas, entrevistas com a comunidade e palestras que articuladas ao currículo proporcionaram aprendizagens nas diversas áreas do conhecimento, integrados a vivencia dos valores de cooperação, cidadania, democracia, diálogo...
Silvana Maria Dalmolon Wohl | Professor(a)