A turma da Piscina
Expedição Investigativa
A turminha saiu com o transporte escolar, atentos ao trajeto, lembrados constantemente da pergunta norteadora. Ao chegar ao local os alunos explicaram que estavam fazendo uma expedição investigativa e que desejavam ver tudo, nos primeiros instantes foram surpreendidos por um cachorro que só queria brincar, muito gritos se misturaram as gargalhadas. Impressionados com a quantidade de árvores, logo foram atraídos por uma pequena piscina, rapidamente todos estavam unidos.
Objetivos
Despertar nos educandos, o olhar de pesquisadores no dia a dia, reconhecendo que todo lazer e diversão que a piscina traz, está repleto de responsabilidades e cuidados que envolvem a todos, com ações que demandam cooperação e cidadania, integradas as competências e habilidades as quais resultam em uma aprendizagem significativa.
Comunidade de Aprendizagem
Família – nas pesquisas com informações de casa e da vizinhança, instigando a pesquisar os vizinhos da rua. Na apresentação da peça teatral, na tarde de confraternização na piscina, e na culminância do projeto.Comunidade – foram envolvidos no projeto através de entrevistas, e apresentação da peça teatral, e culminância.Sociedade: Dona Lizete: acolhendo a turma em sua propriedade na Expedição Investigativa. Proprietário do Balneário Recanto
Articulação com o currículo
Expedição investigativa: leitura de mundo através do conhecimento da comunidade, exercendo o diálogo, respeito com os colegas e professora, motorista do transporte escolar e a dona da propriedade.
Registro ao retornar da expedição: Arte - Artes visuais: desenho da expedição trajeto e propriedade.Maquete: geografia – representação de espaço. Elementos naturais e construções humanas.
Arte: criatividade. Português: construção e organização das ideias para a apresentação. Destaque para os princípios de cooperação, empreendedorismo, diálogo, respeito e diversidade, nos momentos de construir, apresentar e apreciar as apresentações dos outros grupos.
Conhecer os tipos de piscinas.Pesquisa/entrevista: Você (aluno) tem piscina? Como é? Seus vizinhos tem piscina? Na sua rua quantos tem piscina?Entrevista com os funcionários da Escola para saber: Você gosta de piscina? Por quê?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na escolha do tema do projeto realizou-se o conselho de grupo, como elemento condutor foi o registro descrevendo o que encontramos na propriedade. Houve o momento individual, no qual a professora foi registrando no quadro, depois uma análise e agrupamento dos elementos destacados, no caso; porco, papagaio e piscina, quando a aluna Camila fez a argumentação em prol da piscina. A turma toda aderiu à ideia, ninguém mais quis argumentar sobre os outros temas.