Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A FAMILIA DOS PORCOS
Expedição Investigativa

Inicialmente foram conhecer minha casa. Eu havia deixado os materiais que utilizo para fazer queijo à mostra deles. Houve curiosidade por parte dos alunos aos quais expliquei como fazia os queijos. Outros estavam interessados em ver os brinquedos do Jose meu filho.
Após saímos pro pátio. Fomos ao chiqueiro. Eles subiram na beirada e se admiravam do tamanho do porco que temos pra engorda. Em seguida fomos à estrebaria. Lá observaram como tratamos as vacas, como prendemos o bezerro.

Objetivos

Reconhecer os animais domésticos e a relação que temos com eles no nosso dia a dia.

Comunidade de Aprendizagem

Visita na chácara da Professora Josiane;
Expedição investigativa na Granja do Sr. Waldir;
Doação do porquinho do avô do aluno Guilherme o Sr. Nelson;
Doação da madeira da Sr Veridiana Cavasin;
Frete da madeira do pai do aluno Iago o Sr Tiago;
Construção do chiqueiro Sr. Leocir o guarda da escola;
Apoio da equipe escolar: profissionais de apoio, professora Loni, motorista e gestora escolar.

Articulação com o currículo

Português: Cartazes, cartinha, síntese oral das idéias do texto, conto, reconhecimento de partes do texto, utilização de letras do alfabeto nas tentativas de escrita, com compreensão do principio alfabético da língua,ordem alfabética, trabalho com listas.
Matemática: Diferenciações entre números e letras, diferentes possibilidades de registro de quantidade, identificação de cédulas e moedas, adição, subtração, leitura e escrita de números, significado e relação de tamanho, altura, comprimento, organização dos dados em desenhos, esboço de gráficos de barras com uso de legendas, leitura e interpretação de dados.Ciências: Órgãos dos sentidos, alimentos naturais e industrializados, higiene corporal, alimentação e habitat dos animais, relação entre o homem e o meio com os animais, diversidade de animais existentes. ENTRE OUTROS

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Depois de conversar com os alunos sobre o interesse dos alunos sobre os porcos, pedi para eles qual seria o nome do nosso projeto, no momento foram poucas as ideias, então falei para eles irem pensando em um nome ate o final da aula. No final da aula eles começaram a falar que poderia ser: Peppa pig, os fedorentos, os porquinhos, a família dos porcos entre outros. Então fizemos uma votação para qual seria ai a maioria decidiu que seria a família dos porcos.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL CECILIA MEIRELES

Turma
1º E 2º ANOS MULTISERIADA

Número de alunos
18

Estado
Mato Grosso

Município
Itanhangá

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ITANHANGA

Percebi que ao trabalhar com o Projeto A família dos Porcos, os alunos estão chegando à escola mais motivados, com vontade de aprender novos assuntos e se envolvendo de tal forma nas atividades, que a aprendizagem aflora de diferentes maneiras: escrevemos carta, fizemos entrevistas, explicamos oralmente o projeto e envolvemos os funcionários da escola para cuidar do porquinho da turma o que tem proporcionado aos alunos a construção de diversos conhecimentos.