Brincando e Aprendendo
“ Eu aprendi coisas novas e aprendi tudo isso brincando.
Brendha Nunes de Freitas | aluno(a)
Expedição Investigativa
Iniciou pelo questionamento oral aos alunos em relação ao que eles mais gostam de fazer no ambiente escolar. A maioria respondeu: brincar. Então foram dadas três opções para eles: praça, jogos pedagógicos e ambiente de leitura. A praça foi o mais votado e ainda citaram as necessidades de melhoria no espaço. Assim, durante o trabalho procuramos levantar informações se brincando o aluno aprende, a partir da seguinte Pergunta Exploratória: Brincando se aprende? Por quê?
Objetivos
Sensibilizar o educando a partir das brincadeiras e atitudes sobre a importância da linguagem para o desenvolvimento do aprendizado, além de propiciar descobertas por meio de brincadeiras para construção de conhecimento significativo.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem é formada por alunos do segundo ano que participarão ativamente do projeto realizando as atividades propostas juntamente com o auxílio dos pais e professores.
Articulação com o currículo
O projeto integrará a realização das áreas do conhecimento como linguagem, ciências, arte, educação física, matemática e brincadeiras. As atividades priorizam a observação, o desenvolvimento através de brincadeiras e atividades pedagógicas ligadas a alfabetização.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Em sala de aula, após a expedição investigativa, o Conselho de Grupo definiu algumas ações para possíveis estratégias de desenvolvimento e estímulo no processo de aprendizagem, principalmente o prazer pela área da linguagem. Cada criança tem um perfil diferente e ao buscar-se, por meio de brincadeiras, motivações e potencialidades que poderão ser desenvolvidas, exploraremos a criatividade e priorizaremos o prazer em aprender.