HIGIENE BUCAL
“ FAZER COM QUE A MINHA FILHA ESCOVASSE OS DENTES, ERA UMA TAREFA COMPLICADA. FOI ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA QUE FEZ COM QUE ELA SE SENTISSE ESTIMULADA A LIMPAR OS DENTINHOS PARA FICAR LIVRE DOS BICHINHOS, É ASSIM QUE ELA FALA DA ESCOVAÇÃO. ESTES TIPOS DE ATIVIDADES, TORNA OS NOSSOS FILHOS MAIS INDEPENDENTES E MAIS CONSCIENTES DA NECESSIDADE DA HIGIENE PESSOAL.
ADRIANA | responsável
Expedição Investigativa
Pela faixa etária, a expedição partiu da observação diária em sala de aula, constatou se que alguns alunos não possuíam o hábito de escovação dos dentes, partindo deste pressuposto, a atuação do professor foi de mediador com as atividades pedagógicas para que viesse contribuir na conscientização dos hábitos higiênicos.
Objetivos
Propor na criança hábitos de higiene bucal depois das principais refeições, estimulando-lhes o interesse em manter a dentição e a boca saudável.
Comunidade de Aprendizagem
Através de um profissional (dentista) da área, proporcionou às crianças e suas respectivas famílias orientações adequadas e preventivas do cuidado com a higiene bucal.
Articulação com o currículo
Visando a conscientização e a valorização da saúde bucal, começando já na Educação Infantil, onde se mostra uma maior capacidade de absorção de informações foram propostas às crianças, ações educativas e preventivas. A interação ativa das crianças nesse projeto permitiu conhecer outra realidade, pois eles manusearam, deslocaram e agiram. Sendo assim alguns princípios e valores foram percebidos, a cooperação da família, a escola e a parceria destacaram-se. Até mesmo entre as crianças no seu modo de se relacionar com todos os envolvidos. Levamos em consideração que o Diálogo afetivo conectou e delineou o aprendizado. A cidadania esteve presente nas ações e formação de novos cidadãos, e mais do que isso a inserção desses hábitos de higiene no cotidiano de cada criança.