HIGIENE BUCAL
“ FAZER COM QUE A MINHA FILHA ESCOVASSE OS DENTES, ERA UMA TAREFA COMPLICADA. FOI ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA QUE FEZ COM QUE ELA SE SENTISSE ESTIMULADA A LIMPAR OS DENTINHOS PARA FICAR LIVRE DOS BICHINHOS, É ASSIM QUE ELA FALA DA ESCOVAÇÃO. ESTES TIPOS DE ATIVIDADES, TORNA OS NOSSOS FILHOS MAIS INDEPENDENTES E MAIS CONSCIENTES DA NECESSIDADE DA HIGIENE PESSOAL.
ADRIANA | responsável
Expedição Investigativa
Através da observação diária em sala de aula, constatei que alguns alunos não possuíam o hábito de escovação dos dentes, partindo deste pressuposto procurei atuar como mediadora e traçar as atividades pedagógicas para que viesse contribuir na conscientização dos hábitos higiênicos.
Objetivos
Propor na criança hábitos de higiene bucal depois das principais refeições, estimulando-lhes o interesse em manter a dentição e a boca saudável.
Comunidade de Aprendizagem
Através de um profissional (dentista) da área, proporcionou às crianças e suas respectivas famílias orientações adequadas e preventivas do cuidado com a higiene bucal.
Articulação com o currículo
Visando a conscientização e a valorização da saúde bucal, começando já na Educação Infantil, onde se mostra uma maior capacidade de absorção de informações foram propostas às crianças, ações educativas e preventivas. A interação ativa das crianças nesse projeto permitiu conhecer outra realidade, pois eles manusearam, deslocaram e agiram. Sendo assim alguns princípios e valores foi percebida a cooperação onde a família, a escola e a parceria destacaram-se. Até mesmo entre as crianças no seu modo de se relacionar com todos os envolvidos. Levamos em consideração que o Diálogo afetivo conectou e delineou o aprendizado. A cidadania esteve presente nas ações e formação de novos cidadãos, e mais do que isso a inserção desses hábitos de higiene no cotidiano de cada criança.