Classificação: ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprendendo e Produzindo Gostei muito de participar do projeto, pois aprendi sobre brinquedos antigos e que são muito interessantes. Aprendi a compartilhar e ajudar os outros, ser solidária, e me senti bem e feliz em participar deste projeto.
Eduarda da Rosa Rozzo | aluno(a)
Expedição Investigativa

Dessa forma, a Pergunta que norteou a Expedição foi: “jogando, brincando e lendo se aprende?”. De posse desta pergunta, os alunos partiram para expedicionar o território escolhido: biblioteca e brinquedoteca a fim de observar e constatar como a leitura e jogo podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.

Objetivos

Estimular o aluno quanto à habilidade leitora, interpretativa e redacional a fim de que este desenvolva a competência lógico-textual e a aplique na resolução de problemas e cálculos matemáticos através do lúdico.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.

Articulação com o currículo

* Pesquisar sobre jogos e brincadeiras antigas no LABIN da escola e entrevistar os pais e avós: História (cultura brasileira);

* Estimular os alunos quanto à importância do hábito de ler e saber se expressar através do Projeto “a Mala do conhecimento”: Linguagem (leitura e produção de textos diversos; pontuação e ortografia). Organização da mala de conhecimento em aulas de Artes;

* Construção de jogos de lógica, tabelas, gráficos e brinquedos na escola através de oficinas e criação em sala de aula: Artes (artes visuais); Matemática Cálculos e problemas envolvendo as quatro operações;

* Realizar jogos e brincadeiras nos diferentes espaços escolares durante as aulas de educação física a fim de resgatar e promover a vivência de brincadeiras antigas: Educação física (exercícios que desenvolvam a coordenação, flexibilidade, atenção e cooperação.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a Expedição Investigativa, em sala de aula, foi feito um Conselho de Grupo com os alunos que possibilitou a definição de ações que visam tornar a linguagem, a leitura, a produção textual, a resolução de cálculos e problemas prazerosa aos alunos. Dessa forma, o tema do projeto escolhido foi: “Aprendendo e produzindo!”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Giuliani

Diretor
Cesar Luis Bertulini

Turma
5 ano

Número de alunos
55

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
O projeto desenvolvido nas turmas de 5 ano foram de grande valia para todos os segmentos escolares, pois atingiu seu objetivo maior que era resgatar os brinquedos e brincadeiras antigas, além de aliar diversão, brincadeira e conhecimento.
Márcia Wollenhaupt da Rosa | Professor(a)