Aprendendo e Produzindo
“ Gostei muito de participar do projeto, pois aprendi sobre brinquedos antigos e que são muito interessantes. Aprendi a compartilhar e ajudar os outros, ser solidária, e me senti bem e feliz em participar deste projeto.
Eduarda da Rosa Rozzo | aluno(a)
Expedição Investigativa
Dessa forma, a Pergunta que norteou a Expedição foi: “jogando, brincando e lendo se aprende?”. De posse desta pergunta, os alunos partiram para expedicionar o território escolhido: biblioteca e brinquedoteca a fim de observar e constatar como a leitura e jogo podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.
Objetivos
Estimular o aluno quanto à habilidade leitora, interpretativa e redacional a fim de que este desenvolva a competência lógico-textual e a aplique na resolução de problemas e cálculos matemáticos através do lúdico.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
* Pesquisar sobre jogos e brincadeiras antigas no LABIN da escola e entrevistar os pais e avós: História (cultura brasileira);
* Estimular os alunos quanto à importância do hábito de ler e saber se expressar através do Projeto “a Mala do conhecimento”: Linguagem (leitura e produção de textos diversos; pontuação e ortografia). Organização da mala de conhecimento em aulas de Artes;
* Construção de jogos de lógica, tabelas, gráficos e brinquedos na escola através de oficinas e criação em sala de aula: Artes (artes visuais); Matemática Cálculos e problemas envolvendo as quatro operações;
* Realizar jogos e brincadeiras nos diferentes espaços escolares durante as aulas de educação física a fim de resgatar e promover a vivência de brincadeiras antigas: Educação física (exercícios que desenvolvam a coordenação, flexibilidade, atenção e cooperação.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a Expedição Investigativa, em sala de aula, foi feito um Conselho de Grupo com os alunos que possibilitou a definição de ações que visam tornar a linguagem, a leitura, a produção textual, a resolução de cálculos e problemas prazerosa aos alunos. Dessa forma, o tema do projeto escolhido foi: “Aprendendo e produzindo!”.